Quiche gratinada de frango

Receita Boa Mesa AT Revista -Torta de Frago fotos: Alexsander Ferraz

Ingredientes massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de sal; 10 colheres (sopa) de manteiga gelada sem sal em cubos; 4 colheres (sopa) de água gelada e 1 ovo. Para o recheio: 2 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola em cubos pequenos; 1 dente de alho picado; 1/2 peito de frango sem pele e sem osso cozido e desfiado; 1/3 de xícara (chá) de azeitona verde sem caroço picada; 2 ovos; 1/4 de xícara de leite; sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto. Para gratinar: 150g de catupiri.
Preparo massa: em uma vasilha, misture a farinha e o sal. Adicione a manteiga e trabalhe com as pontas dos dedos até obter a textura de farofa. Despeje a água e o ovo e misture até dar liga e desgrudar
da mão. Não é para sovar. Embrulhe em filme plástico e
leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, faça o frango. Recheio: refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o frango desfiado e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque o leite e os ovos e misture. Tempere com noz-moscada.
Retire a massa da geladeira e abra com a ajuda de um rolo, sobre uma superfície lisa, entre duas folhas plásticas, até obter um círculo com aproximadamente 0,4 mm de espessura. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo removível com 24 cm de diâmetro, ajeitando com os dedos. Com uma faca, corte o excesso de massa das laterais, e fure o fundo com um garfo. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos, em temperatura
média. Retire e distribua o recheio. Cubra com o catupiri e leve de novo ao forno até gratinar, por cerca de 35 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva.