Fondue e inverno, tudo a ver

shutterstock 259632248 / BOA MESA

Quando esfria, nada mais gostoso do que chamar os amigos e preparar um fondue, que tem a cara do inverno. E ele é superfácil de fazer. Só é preciso ter os acessórios, que incluem um rechaud com chama, uma charmosa panelinha e garfos com cabo longo, na qual se espetam de pãozinho a frutas, que são mergulhadas no fondue bem quentinho.
Essa delícia criada por camponeses na região de Haute-Savoie, na França, ganhou receitas diversificadas e cada vez mais elaboradas, porém continua sendo uma das pedidas mais populares em todo o mundo quando os termômetros caem.
A palavra francesa que nomeia o prato vem de fondre, que quer dizer derreter, fundir. Apesar disso, o tempo passou a designar uma enorme variedade de pratos que são saboreados da mesma maneira, à volta de um fogareiro, lentamente e em grupo.
Fácil e de rápido preparo, o prato é uma ótima maneira de reunir amigos e temperar uma boa conversa. É realmente um preparo para compartilhar.
A coordenadora do curso de Gastronomia da Unimonte, Maria de Fátima Gonçalves, conta que, segundo a tradição, tem o direito de raspar o último pedaço de pão nas paredes do recipiente quem fez o fondue. “Existe outra lenda para se contrapor a esta: que pague a conta quem derrubar o pãozinho dentro da panela”, brinca.
Quer fazer em casa? Então, damos algumas receitinhas práticas para você reunir em volta da mesa e curtir a estação fria em grande estilo.

Chama duradoura
Prefira o uso de álcool gel para acender o aparelho de fondue. Para isso, abra o queimador, girando a tampa no sentido horário, e abasteça-o com o gel (não ultrapasse a altura da rosca). Essa quantidade garante a manutenção da chama por aproximadamente 2 horas. Depois disso, abra os orifícios de aeração e acenda o fogo pela abertura central. Abrindo, você obterá chama alta. Fechando, terá chama baixa. Utilize o abafador, quando desejar extinguir a chama. Depois de utilizar o queimador, remova os resíduos de álcool gel do reservatório.

Fondue de Mascarpone
Ingredientes: 200g de queijo mascarpone; 100ml de leite; 30ml de vinho Muscat; 20g de amido de milho e 30g de mel
Preparo: em uma panela ao fogo moderado dissolva o amido no leite e cozinhe até engrossar um pouco, acrescente o mascarpone e o vinho. Sirva com um fio de mel sobre a fondue.
Fondue de Chocolate
Ingredientes: 300g de chocolate meio-amargo; 100g de chocolate ao leite; 30 ml de creme de leite; 10 ml de rum e 5 ml de licor de chocolate;
Preparo: em uma panela de inox coloque os chocolates e deixe em banho maria até que derreta. Acrescente aos poucos o creme de leite, o rum e o licor. Mexa até que fique com brilho. Misture bem até que foque um creme liso, aveludado e uniforme.
Guarnições: morangos, cubos de melão, cubos de abacaxi, cubos de mamão, cubos de kiwi, rodelas de banana, damascos secos, biscoitos champagne e marshmallow.
Fondue de Queijo
Ingredientes: 150g de queijo Gruyère; 100g de queijo Emmenthal; 1 xícara de chá de vinho branco (seco); 1 colher de sopa de amido de milho; 1 pitada de nos moscada; 1 dente de alho; 3 colheres de sopa de creme de leite;
Preparo: passe o dente de alho no fundo de uma panela e coloque no fogo. Quando aquecer coloque o vinho e a noz moscada. Deixe ferver para evaporar um pouco do álcool. Depois, acrescente os queijos previamente envolvidos com amido de milho e mexa constantemente até formar um creme uniforme. Finalize com o creme de leite.
Guarnições: pão italiano e pão francês em cubo, legumes e tomate cereja.
Fondue de gorgonzola
Ingredientes: 250 g de queijo gorgonzola picado; 250g de requeijão; 300g de creme de leite de caixinha e 1/2 xícara de vinho branco seco..
Preparo: Misture tudo e leve ao fogo brando para derreter. Coloque na panelinha de fondue e mantenha na chama. Sirva com pão italiano, com cubos de carne ou ainda pedaços de pera ou maçã verde, que combinam bem.