Porco desfiado com purê de mandioquinha

Receita Boa Mesa - Purê de Mandioquinha fotos: Alexsander Ferraz

Eu sou uma entusiasta da carne de porco magra, como o filé-mignon suíno. É mais barata do que a bovina, mais saborosa e cozinha muito rápido. Acho que a combinação com a mandioquinha fica ótima, porque contrasta o salgado com o adocicado. Para completar, aspargos bem firmes, grelhados rapidamente na frigideira quente com azeite.
Um prato refinado, mas que custa pouco. Se quiser substituir os aspargos, coloque vagem do tipo macarrão ou ainda brócoli cozido al dente. Caso, diferentemente de mim, você não goste ou não possa comer carne suína, faça coxão duro ou acém cozido da mesma maneira. Só demora um pouquinho mais na panela de pressão, mas fica igualmente delicioso.

Ingredientes carne suína: 1 peça (cerca de 1 kg) de filé-mignon suíno (se preferir, pode usar paleta); sal e pimenta moída a gosto; 2 colheres (sopa) de shoyu; 1 colher (sopa) de extrato de tomate; azeite o quanto baste; 1 ramo de alecrim; 1 xícara de água; 3 dentes de alho; 1 cebola;
1 colher (sopa) de manteiga; 1 xícara de vinho seco (pode ser branco ou tinto); 1 pimentão vermelho pequeno; 1/2 xícara de pimenta-biquinho. Purê de mandioquinha: 1 kg de mandioquinha cozida sem casca até ficar bem macia; cerca de 1 e 1/2 xícara de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga; sal a gosto e 1 colher (sopa) de parmesão ralado. Guarnição: aspargos grelhados.
Preparo carne: retire a gordura da carne e tempere com sal e pimenta. Corte em pedaços grandes. Coloque um fio de azeite em uma panela de pressão, deixe esquentar bem e sele a carne de todos os lados até dourar. Acrescente, então, o vinho e deixe ferver. Junte o shoyu, o extrato de tomate, o alecrim e 1 xícara de água. Mexa, feche a panela e deixe em fogo alto até apitar. Abaixe o fogo e espere 25 minutos. Desligue, deixe sair totalmente a pressão e abra a panela. Desfie a carne com ajuda de um garfo. Reserve. Em outra panela, refogue, na manteiga, os dentes de alho, o pimentão e a cebola picadinhos. Junte a carne desfiada e o caldo que ficou na panela de pressão. Deixe apurar em fogo baixo por
5 minutos. Purê: no liquidificador ou processador, coloque a mandioquinha e o leite morno com a manteiga derretida. Processe até virar purê. Misture o parmesão e acerte o sal. Sirva o purê com a carne por cima e enfeite com aspargos grelhados na frigideira quente com azeite e sal.