Paçoca gelada

O mês de junho é um dos mais esperados do ano. Afina, é mês de arraial e de todos os quitutes deliciosos dessa festa bem brasileira. É tempo para se deliciar com as comidinhas típicas, mas é possível inovar com receitas criativas como uma paçoca gelada.
Paçoca gelada
Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 2 caixinhas de creme de leite; 1 pote de paçoquinha rolha; 1 colher (sobremesa) de margarina sem sal; 1 litro de chantili; 2 xícaras (chá) de leite; 2 pacotes de biscoito champanhe.
Preparo: esmague bem as paçocas. Em uma panela, misture o leite condensado, a paçoquinha e a margarina e ferva até engrossar. Atente para a consistência: quando ao mexer for possível ver o fundo da panela o creme estará pronto. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Forre um refratário com biscoitos champagne levemente umedecidos com leite. Em seguida, despeje o creme da paçoca e faça camadas intercalando as bolachas com o creme. Para finalizar, acrescente o chantili batido conforme instruções da embalagem. Decore com paçoquinhas esfareladas e/ou inteiras. Leve sua receita de paçoca de colher para gelar.
Creme de milho
Ingredientes: 1 lata de milho verde cozido no vapor, escorrido; 250 ml de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 cebola pequena picada; 1 dente de alho espremido; 1 colher (chá) de sal; 1 lata de creme de leite sem o soro; 1 pitada de noz-moscada moída e 1 colher (sopa) de salsa picada.
Preparo: separe 3 colheres (sopa) do milho escorrido e reserve. No copo do liquidificador, coloque o milho restante e o leite e bata até ficar homogêneo. Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Junte a cebola e o alho e refogue-os por 1 minuto ou até a cebola murchar. Acrescente a mistura de milho batido, o sal e cozinhe, mexendo sempre, até obter um creme encorpado. Adicione o creme de leite, o milho reservado e deixe aquecer. Retire do fogo, finalize com a salsa e sirva em seguida.
Milho com manteiga de ervas
Ingredientes: 4 espigas de milho; azeite a gosto; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto; manteiga de ervas a gosto para servir. Manteiga: 100g de manteiga com sal e 1/2 xícara de ervas frescas picadinhas, da sua preferência.
Preparo: descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, espalhe um pouco de azeite em duas espigas de milho e coloque na frigideira para dourar por cerca de 6 minutos, virando com uma pinça para tostar todos os lados por igual. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e transfira para uma travessa. Repita com as outras. Sirva com manteiga de ervas (só misturar os ingredientes para fazê-la).