Quinoa, a pequena poderosa

Base alimentar de países como Peru, Bolívia e Equador, a quinoa foi reconhecida como superalimento pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e, a partir daí, ganhou o mundo.
Minúsculo, esse grão de cultivo milenar é riquíssimo em nutrientes e por isso passou a ser queridinho de uma alimentação saudável e equilibrada.
As principais variedades cultivadas pelos andinos são a quinoa preta, branca e vermelha. Todas têm sabor semelhante e também cozimento igual.
Boa para a saúde é também versátil na cozinha e deliciosa na garfada. Além do grão, pode ser encontrada em farelo ou farinha. é ideal para substituir o arrozem dietas, por exemplo.
De preparo simples, o mais comum é cozinhá-la em água ou caldos. É importante respeitar a proporção entre água e quinoa. Assim, todo líquido é absorvido pelos grãos e assim não fica cru e nem cozido demais.

DICAS

Há um revestimento amargo na pequena semente que precisa ser lavado. Use uma peneira de malha fina para deixar a água escorrer sem perder o grão. Use 1 xícara de quinoa com 2 xícaras de água. Cubra a panela, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos. Tire o excesso de água. Mesmo depois de cozida pode sobrar água. Use a mesma peneira de malha fina. Retorne a quinoa para panela depois de drená-la, cubra e deixe descansar por mais 15 minutos. Deixando a secar na panela quente ela fica mais leve e macia.

Tabule de quinoa

Ingredientes: 1 xícara (chá) de quinoa real em grão; 2 tomates picado em cubos, sem sementes; 1/2 xícara (chá) de salsinha picada; 1 pepino japonês, picado em cubos; 1 unidade de pimentão verde cortado em cubos; 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada ou cebola roxa picada. Molho: 1/4 xícara (chá) de limão tahiti; 1 colher (café) de alho picado; 1/2 xícara (chá) de hortelã picada; 1/2 xícara (chá) de azeite extravirgem; sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo: lave bem a quinoa. Coloque 2 xícaras de água ou caldo de legumes em uma panela. Leve ao fogo até ferver e coloque a quinoa-real e cozinhe até ficar macia (sem deixar mole demais, ela deve ficar crocante no centro). Reserve. Misture todos os ingredientes picados num recipiente com a quinoa e refrigere. Molho: apenas na hora de servir, misture bem todos os ingredientes do molho e junte-o a quinoa  cozida e os vegetais picados.

Tomates recheados

Ingredientes: 3 tomates; 3 colheres (sopa) de quinoa cozida; 1 fatia de ricota; 1 abobrinha cortada em cubos; 1 cebola picada;
1 dente de alho picado; orégano a gosto; manjericão a gosto;
1 colher (sopa) de azeite; sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo: lave os tomates, corte a tampa e retire as sementes com cuidado. Se necessário, corte uma fatia pequena do fundo, para o tomate ficar reto e parar em pé na assadeira, tomando cuidado para não furar. Em uma panela, refogue a cebola e o alho, junte abobrinha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e acrescente delicadamente a ricota amassada, a quinoa cozida, o manjericão e o orégano, regando com um pouco de azeite. Recheie os tomates com essa mistura e leve ao forno na temperatura de 180°C, em uma assadeira untada com azeite, por mais ou menos 20 minutos. Sirva em seguida.