Pão+Carne+Queijos

O número de hamburguerias no país e na região tem crescido anualmente, assim como as opções e combinações possíveis para atender desde os paladares mais exigentes até as diversas restrições e demandas alimentares.
O uso de queijos especiais, em substituição aos tradicionais queijo prato, muçarela e cheddar, também tem crescido. Gorgonzola, Gyuère e Reino criam uma experiência marcante e dão mais sofisticação ao sanduíche.
O queijo é tão importante no hambúrguer que a adição dele nos sanduíches é o motivo de se colocar o X na frente do nome, pois é uma abreviação da palavra cheese (queijo em inglês).
Uma dica legal para reunir a família e amigos em casa é montar um menu com diversas opções de hambúrgueres e queijos. No quadro ao lado veja dicas e também veja receitas na página.
———————————————————————-
PARA MUDAR
Gruyére: com sabores intensos e características únicas, este tipo de queijo combina perfeitamente com molho de cogumelos. Por ter uma textura mais dura, você pode colocá-lo no hambúrguer enquanto ainda está quente.
Gorgonzola: com sabor intenso e picante, tem uma consistência mais cremosa. Para os lanches, uma ótima pedida é servir com cebolas caramelizadas ou rúcula e mel, justamente pelo contraste entre o doce e o salgado. Misturá-lo com iogurte ou creme de ricota para fazer um molho é uma boa opção também.
Reino: de gosto mais acentuado e picante, tem textura firme que derrete na boca. Fica excelente com pães do tipo preto e australiano. Quando é derretido sobre carnes e hambúrgueres, harmoniza perfeitamente com bacon ou ingredientes mais úmidos, como o molho chimichurri, de cebola ou vinagrete.
———–
Hambúrguer com Molho de Gorgonzola e Iogurte
Ingredientes: 100g de queijo gorgonzola; 1 pote de iogurte natural; 4 pães de hambúrgueres; 4 hambúrgueres grelhados; 15 folhas de rúcula.
Preparo: em uma tigela, misture o queijo gorgonzola com o iogurte até adquirir uma textura de molho cremoso. Montagem: corte os pães ao meio e aqueça-os em uma frigideira e reserve. Coloque as folhas de rúcula sobre o pão. Por cima, o molho de gorgonzola e, por último, os hambúrgueres já grelhados. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 hambúrgueres

Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas
Ingredientes: Molho: 4 colheres (sopa) de ketchup; 1/2 colher (sopa) de molho de mostarda; 1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel; 1 pitada de sal; 1 cebola; 1 colher (chá) de azeite; 2 colheres (chá) de aceto balsâmico. Hambúrguer: 300g de patinho moído 2 vezes; 300g de acém moído 2 vezes; sal e pimenta-do-reino; 200 g de queijo reino fatiado.
Preparo: molho: faça uma mistura com o ketchup, o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal. Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem. Reserve para a montagem do lanche. Hambúrguer: coloque o patinho e o acém moídos em uma tigela e amasse bem até que formem uma única massa. Separe em 4 porções e faça bolinhas. Achate as bolinhas com as mãos e acerte as bordas com os dedos para formar os hambúrgueres. Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver bem quente, unte com um fio de óleo e tempere a superfície dos hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino. Doure-os de um dos lados, vire-os com uma espátula e divida sobre eles as fatias de queijo reino. Abafe com uma tampa e deixe os hambúrgueres terminarem de dourar e o queijo derreter (cerca de 3 minutos). Sirva acompanhado do molho de cebola, de uma salada de folhas e de chips de batata, ou monte um lanche combinando os hambúrgueres com alface americana, tomate, maionese e pão preto ou branco. Experimente também combinados com pão australiano.
Rendimento: 4 hambúrgueres

Variação: você pode substituir o molho de cebolas caramelizadas por um molho de cogumelos frescos. Em um fio de azeite, doure 1 xícara (chá) de cogumelos frescos fatiados (shiitake, portobelo ou paris), junte ½ xícara (chá) de creme de leite fresco (100 ml) e deixe reduzir até formar um molho encorpado. Desligue o fogo, tempere com sal e ervas frescas como tomilho, salsinha ou cebolinha.