Escondidinho de carne seca

Um prato delicioso e daqueles para fazer em travessa grande, pois todos querem repetir. Receita nordestina, com carne seca e purê de mandioca. Cremoso e muito saboroso, leva ainda queijo. Experimente. A carne seca surgiu para conservar o produto por mais tempo e hoje é um dos ingredientes preferidos do Brasil, de norte a sul. Dessalgada, cozida e acebolada na manteiga fica irresistível.

Ingredientes: 1kg de carne seca; 1 kg de mandioca; 1 copo de leite; 4 colheres de manteiga (não margarina); muçarela fatiada (quanto baste). Para a carne seca: 1 cebola picada e pimentão picado (a gosto e opcional).
Preparo: deixe a carne seca de molho, trocando a água várias vezes por 24 horas. Depois, ferva a carne seca duas vezes para retirar o sal, sempre trocando de água. Desfie a carne, retirando a gordura. Puxe a carne seca com 2 colheres de manteiga na frigideira com a cebola picada. Cozinhe a mandioca sem casca com água. Após cozinhar, retire a água. No liquidificador, coloque a mandioca cozida com o leite e bata. Leve o creme para a panela com a manteiga e acerte o sal. Dê o ponto de um purê. Em um refratário, coloque uma parte do purê e a carne seca, em seguida coloque o restante do purê. Por cima, coloque a muçarela fatiada e leve para gratinar no forno.