Bolos

Bolo de cenoura com ganache de Nutella

O bolo de cenoura é um clássico que nunca sai de moda e todos o adoram. Para prepará-lo para a Páscoa, coloquei nutella na cobertura de ganache de chocolate e enfeitei com miniovos, como se fosse um ninho. Por isso, assei a massa em forma com furo no meio. Capriche na cobertura e peça ajuda às crianças para colocar os ovinhos na sobremesa.

Ingredientes massa: 3 cenouras; 4 ovos; 1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 xícaras
(chá) de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a assadeira);
1 colher (sopa) de fermento; 1 pitada de sal e 1 colher (chá) de manteiga sem sal. Ganache de nutella: 1 lata de creme de leite; 100g de chocolate meio-amargo e 100g de nutella. Enfeite: miniovos de chocolate.
Preparo massa: preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma de 23 centímetros de diâmetro com furo no meio, usando papel-toalha para espalhar. Polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque-as. Descarte a extremidade superior e corte as cenouras em rodelas. Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até ficar homogêneo (cerca de 5 minutos). Leve a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, mexa delicadamente até ficar liso e homogêneo. Transfira a massa para a forma e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até estar assado (enfie um palito, se ele sair limpo, está pronto). Espere amornar e desenforme em um prato grande. Cobertura: pique o chocolate e junte ao creme de leite em banho-maria ou no micro-ondas por 1 minuto. Mexa bem para derreter e misture a nutella. Coloque sobre o bolo e enfeite com ovinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *