Carnaval com menu leve

Quatro dias seguidos de muita festa e sol nas ruas de todo o País: o Carnaval é uma das épocas do ano mais aguardadas pelos brasileiros.
Além dos blocos de rua, há quem aproveite para viajar, descansar em casa, se reunir com os amigos – ou todas as alternativas anteriores. Mas, seja qual for a sua opção, o importante é tentar manter uma rotina equilibrada.
O exagero de álcool, sol forte o dia inteiro e muito tempo em jejum são alguns dos erros mais cometidos pelos foliões e que podem atrapalhar a diversão. Para garantir a saúde e a disposição durante toda a semana, confira as dicas e receitas da nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet.
Se você é daqueles que gostam de uma cervejinha, tudo bem. O que ninguém deseja é a ressaca no dia seguinte, quando ainda há dias para aproveitar. É possível evitar a sensação de secura e dor de cabeça com uma alimentação planejada para minimizar os efeitos do álcool.
Algumas dicas são velhas conhecidas como: evitar beber com o estômago vazio e se hidratar bastante.
O mais indicado é fazer uma boa refeição antes de ir para a festa. “Não deixe de fazer uma pausa para o almoço, evitando ficar muito tempo em jejum. Proteínas magras, carboidratos integrais, frutas e legumes são os alimentos mais indicados para compor o seu prato”.
Anote receitas de petiscos saudáveis e deliciosos para você curtir a folia de um jeito bem gostoso.

CONTRA A RESSACA
Conheça seus limites e consuma muita água entre as bebidas alcoólicas. Para reduzir a desidratação provocada pelo álcool, coma frutas mais ricas em água, como melancia, laranja e abacaxi. No dia seguinte, continue a se hidratar com sucos e água de coco e dê preferência a pratos leves, com pouco sal e gordura.
PARA MATAR A FOME
Coma antes de ir para folia. Proteínas magras, carboidratos integrais, frutas e legumes são os alimentos mais indicados.
Outra dica é estar atento à procedência do alimento, principalmente às condições de higiene e conservação. Embora seja difícil fugir das opções tentadoras dos ambulantes e barraquinhas locais, não compre comida que esteja armazenada sob o sol ou beba diretamente em latas e garrafas. Evite alimentos que contenham ingredientes como maionese, frutos do mar e ingredientes crus.
PARA REFRESCAR
É comum que os dias sejam quentes no Carnaval. Na hora de preparar as refeições, selecione alimentos ricos em vitaminas e compostos antioxidantes. Folhas verde-escuras, beterraba, cenoura e laranja são fontes de vitamina A e C, que protegem a pele dos danos causados pelos raios solares e melhoram o sistema imunológico. Nozes e castanhas podem ser boas opções de lanches para carregar com você, pois são ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante. Manter-se hidratado também é fundamental – água, chás gelados e picolés de frutas são excelentes escolhas. E não se esqueça dos óculos de sol e do protetor solar antes de sair de casa.
Para reunir amigos
Junte os amigos para um churrasco e prepare carnes magras e espetinhos de legumes no grill. Para um lanche rápido, aperitivos como palitos de cenoura, queijos, castanhas e pipoca são deliciosos. E, para a sobremesa, uma salada de frutas com iogurte, bem refrescante.
Para quem vai viajar:
Antes de partir para a estrada, prepare alguns lanchinhos rápidos. Separe, em saquinhos com lacre, frutas fáceis de serem consumidas: maçã, banana, pera, uva. Em um pote bem vedado, leve pipoca temperada com um pouco de queijo parmesão ralado, ervas finas ou pimenta do reino. E, para percursos mais longos, sanduíches no pão sírio recheados de homus, legumes ou ricota são deliciosos.
RECEITAS
Pipoca Doce e Picante
Ingredientes: 2 xícaras de pipoca já estourada; 1 spray de óleo; 1 colher de chá de açúcar mascavo; 1 colher de chá de raspas de casca de limão; 1 pitada generosa de pimenta-do-reino preta moída; 1 pitada de cominho moído; 1 pitada de sal.
Preparo: coloque a pipoca em um recipiente com tampa, acrescente o óleo spray e agite. Acrescente os temperos, tampe e agite novamente.
Dica: mude os temperos, colocando parmesão, páprica, ervas secas ou o que preferir.
Miniwraps de Peito de Peru e Ricota
Ingredientes: 1/2 xícara de ricota light; 1 pitada de sal; 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída; 4 unidades de tortilla ou raps; 1/4 de xícara de molho de tomate sem gordura; 8 fatias de peito de peru defumado light e 4 folhas grandes de alface de qualquer tipo.
Preparo: em uma tigela, misture a ricota, o sal e a pimenta e reserve. Abra as tortillas sobre uma tábua de corte. Espalhe o molho de tomate sobre a metade de cada uma das tortillas. Arrume sobre cada uma as 2 fatias de peito de peru, uma folha de alface, 1 colher de sopa da ricota temperada e enrole, apertando bem. Corte cada tortilla em 4 rolinhos e guarde em um recipiente com tampa, mantendo refrigerado até o momento de servir.

Nuggets assados
Ingredientes: 500g de frango sem osso e sem pele moído; 4 pães de forma integral (esfarelado); 1 fatia pequena de cebola; 3 dentes de alho; sal a gosto; cebolinha a gosto; 1 xícara (chá) de farinha de milho e 2 ovos.
Preparo: junte a cebola e o alho já picados ao frango e misture. Coloque sal e cebolinha na mistura e deixe-a bem homogênea. Molde os nuggets. Empane os nuggets passando no ovo primeiro e depois na farinha de milho triturada. Coloque em assadeira untada com azeite. Asse por 30 minutos a 200ºC em forno já preaquecido. Na metade do tempo, vire os nuggets.
Dicas: o nugget cru pode ser congelado por 15 dias. A farinha de milho pode ser substituída por farinha de linhaça ou por aveia.
Rolinhos de abobrinha com queijo branca e rúcula
Ingredientes: 3 abobrinha italiana médias; 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva; 200 gramas de queijo branco cortado em tirinhas; 2 colheres (chá) de orégano; folhas de mini rúcula ou manjericão; sal a gosto e pimenta dedo-de-moça picadinha para salpicar
Preparo: corte a abobrinha no sentido do comprimento em fatias de 0,5 cm de espessura. Aqueça uma grelha em fogo médio (180º C). Pincele as fatias com metade do azeite e grelhe por 3 minutos de cada lado ou até ficarem al dente. Reserve por 5 minutos. Sobre uma fatia de abobrinha grelhada, disponha 2 tirinhas de queijo branco, folhas de rúcula e tempere com sal e orégano. Enrole pelo comprimento e espete com um palito. Repita até terminar. Por cima, polvilhe pimenta e regue com azeite.

Penne cremoso
Ingredientes: 200g de massa penne crua (se desejar, use integral); 6 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 1/2 xícara de folhas de manjericão; 6 colheres (sopa) de queijo cottage; 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso light; 1/2 xícara de leite (pode ser vegetal) quente; 8 tomates cereja cortados ao meio; 1 maço de couve flor cozida al dente; 1 xícara de queijo parmesão a gosto e sal a gosto.

Preparo: cozinhe a massa em água abundante com uma pitada de sal. Quando cozida, tempere com azeite. Misture o cottage com o requeijão, o leite e o manjericão e metade do parmesão. Misture a couve flor, os tomates e o macarrão e misture os queijos. Coloque em uma travessa, polvilhe mais queijo e leve rapidamente ao forno alto para gratinar um pouco.
Cafloute low carb
Ingredientes: 4 ovos grandes; 1 xícara de leite de coco; 1/4 de xícara de xilitol ou outro adoçante que possa esquentar; 1 xícara de farinha de amêndoa; 1/2 colher de chá de essência de baunilha; 1 pitada de sal; 2 colheres (chá) de ghee ou de óleo de coco; 2 xícaras de frutas frescas ou congeladas (pode ser morango, pêssegos ou outra da sua preferência).
Preparo: bata tudo, menos as frutas no liquidificador. Coloque em uma travessa que possa ir ao forno. Coloque as frutas e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.