Bolinhos de chuva com banana

Quando  está aquele dia chuvoso, sempre me dá vontade de fazer bolinhos de chuva. Eu, particularmente, prefiro com rodelas de banana, porque me lembra minha avó Maria, que sempre fazia bolinhos  nas tardes das férias escolares. E ela fazia aqueles bem redondinhos, que viram sozinhos no óleo quente. E, a cada mordida, a surpresa da banana dentro deixava tudo ainda mais gostoso. Gostinho de infância.

>Bolinhos de chuva são como uma declaração de amor em formato de bolinha e frita. Eles se diferem dos sonhos e donuts porque não levam fermento biológico e, assim, não precisam de crescimento. Porém, devem ter sido inspirados pelas bolas de berlim portuguesas (que aqui no brasil viraram sonho). O bolinho de chuva ganhou fama e popularidade com a obra de Monteiro Lobato. Narizinho, Emília e Pedrinho se fartavam e até o Minotauro se derreteu pelo quitute7.

Ingredientes:
2 ovos;
3/4 de xícara (chá) de açúcar;
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal;
1/2 colher (café) de sal;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 xícara (chá) de leite;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
2 bananas nanicas maduras cortadas em fatias;
óleo para fritar; açúcar e canela em pó para polvilhar.
Preparo: em uma tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher. Se o dia está muito úmido, às vezes é preciso colocar um pouco mais de farinha. A massa dever ficar um pouco mais firme que  a de bolo comum.  Junte a banana e o fermento e misture bem. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo para médio. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. Cuidadosamente, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre uma grade para que a gordura escorra. Se não tiver uma grade, escorra em papel toalha. Em um prato fundo, coloque açúcar e a canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura e sirva.

Dica: se preferir, faça sem banana.