Sanduíches

Sanduíche de pernil com vinagrete de azeitona

Eu sou fã de carne de porco, que é uma das mais consumidas no mundo, mas que ainda sofre preconceito no Brasil. Isso, por conta de um tempo em que a fiscalização fitossanitária era falha, possibilitando a transmissão de doenças. Hoje, comprando carne certificada, em locais de confiança, isso não ocorre. Também, aquecendo-a acima de 70°C, o risco é eliminado. Outra mudança foi quanto à gordura.
Antes, o porco era alimentado de forma inadequada. Atualmente, os suínos comem ração e têm carne mais magra do que frango ou boi, dependendo do corte.
O lombo suíno, por exemplo, em comparação à coxa de frango, pode ser mais saudável. Em relação às proteínas, o porco leva vantagem: um pedaço de 100g de lombo tem cerca de 37g de proteína, enquanto a mesma quantidade de coxa de frango tem, em média, 28g. Aqui, a sugestão é um clássico das lanchonetes e padarias: o sanduíche de pernil com vinagrete. Uma delícia cheia de sabor.

Ingredientes pernil: 1 pernil desossado com cerca de 2 quilos (já compre sem osso no açougue). Marinada: 6 dentes de alho picados; 2 xícaras de vinho branco seco ou suco de 2 limões; 1 talo de salsão picado; 2 ramos de alecrim fresco; 4 folhas de louro; pimenta-do-reino moída a gosto; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (chá) de mel e 1 colher (sobremesa) de sal.
Vinagrete: 1 pimentão amarelo pequeno e picado em cubinhos; 2 tomates picados em cubinhos; 1 cebola pequena picada em cubinhos; 10 azeitonas verdes sem caroço picadinhas; sal a gosto; pimenta moída a gosto;  1/2 xícara de azeite e 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã.
Montagem:> 12 pães tipo francês e folhas verdes temperadas com sal e azeite.
Preparo pernil: misture todos os ingredientes da marinada e passe no pernil. Deixe apurando o sabor por uma noite, virando para toda a carne pegar o tempero. Depois, preaqueça o forno a 250°C. Coloque o pernil em uma assadeira, com a gordura virada para cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Após 15 minutos, abaixe para temperatura média (180°C) e asse por 1 hora. Depois, tire o papel alumínio e doure por mais 30 minutos. Retire, deixe descansar para as fibras relaxarem por 15 minutos. Fatie-o finamente para montar os sanduíches – se preferir, retire a camada de gordura antes de fatiar. Vinagrete: misture tudo e sirva com os sanduíches.
Montagem: coloque no pão folhas verdes temperadas, fatias finas de pernil e um pouco de vinagrete.

2 comments

  1. Edson Pereira de Lima

    Bom dia Fernanda Lopes e toda Equipe do Boa Mesa!Gostaria muito de convidar vcs para conhece nosso Restaurante Les Épices no Guarujá .Que hj atualmente estou responsável, estou realizando um grande sonho.Trabalho No Sofitel Jequitimar a 10 anos ,comecei na limpeza com muito orgulho ,fui garçom e tive uma longa jornada na cozinha ,e me descobri na gastronomia amo que faço e faço com amor .

    1. Fernanda Lopes Post author

      Gosto muito do Les Epices, que tem um trabalho magnífico. Em breve estarei aí novamente e poderemos nos conhecer. Fernanda Lopes (Editora)

Comments are closed.