Bolos

Fritos, doces e deliciosos

Massa doce frita, recheada ou sem recheio são sempre deliciosas. E elas estão no mundo todo, com nomes diferentes. No Brasil, temos os deliciosos sonhos. Nos Estados Unidos, os donuts e na Alemanha, os berliners. Na França, os beignets, também típico de Nova Orleans (EUA) e na Itália, bombolone.
As diferenças são pequenas entre eles e provavelmente a origem seja a mesma. A versão mais aceita aponta que o doce de massa frita e açucarada nasceu na Alemanha, onde um jovem ajudante de padeiro, recrutado para defender Berlim, em 1756, foi dispensado do batalhão por não ter habilidade.
De volta à padaria, se inspirou nas balas de canhão para moldar seus pães e, em vez de assá-los, fritou-os. Segundo The Food Encyclopedia, a receita foi levada por holandeses para os Estados Unidos, onde virou donut e ganhou formato de rosca.
Mas há outra história possível. Que todos tenham vindo do francês beignet, pão de massa mole frito em imersão, comum nos registros do século 16.
A receita, levada para os Estados Unidos por colonos franceses, virou especialidade de Nova Orleans.
Em Portugal, de onde veio para o Brasil e virou sonho, é chamado bola de berlim. Além de padarias e confeitarias, faz sucesso nas praias.
Em Nazaré, point das ondas gigantes, há food trucks que comercializam bolas de berlim e servem o doce (nosso sonho) com diversos recheios diferentes, como doce de maçã, creme de avelã e o tradicional creme de confeiteiro.
O beignet não tem fermento. Já o sonho ou bola de berlim, donut e berliner levam fermento biológico e passam por processo de descanso para crescimento da massa.

SONHO OU BOLA DE BERLIM
Ingredientes: creme: 1 lata de leite condensado; 50g de amido de milho; 1 fava de baunilha ou 1 colher de sopa de extrato de baunilha; 3 gemas; 500 ml de leite; 500 ml de creme de leite fresco. Massa: 40g de manteiga; 250 ml de leite; 2 tabletes de fermento fresco; 4 colheres de sopa de açúcar; 2 gemas; 1 ovo; 1 colher de chá de sal e 500g de farinha de trigo para pão.
Preparo creme: junte todos os ingredientes numa panela e cozinhe até engrossar. Assim que engrossar, continue mexendo por mais três minutos. Retire do fogo e transfira para um refratário coberto com plástico filme para esfriar na geladeira.
Preparo Massa: aqueça o leite com a manteiga numa panela até que a mistura esteja morna. Depois, leve essa mistura à batedeira e acrescente os tabletes de fermento fresco. Adicione o açúcar, as gemas e o ovo, o sal e a farinha de trigo. Sove a massa com o gancho da batedeira por aproximadamente 10 minutos na velocidade média. Se quiser, pode sovar à mão por no mínimo 15 minutos. Peque a bola de massa e deixe-a descansar numa tigela grande por 45 minutos. Passe um pouco de óleo em volta da massa para evitar que resseque. Sse você quiser, pode deixar a massa crescer na geladeira por 6 horas. Depois que a massa crescer, corte-a em 12 pedaços iguais e faça bolinhas. Deixe que os sonhos descansem numa superfície enfarinhada com um pano por cima por 45 minutos. Assim que os sonhos estiverem grandes, frite-os em óleo quente por aproximadamente 5-8 minutos, ou até que estejam completamente cozidos e dourados
Montagem: misture o creme, já gelado, para que fique mais cremoso e depois recheie os seus sonhos, cortando-os no meio. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.

DONUTS
Ingredientes: 2 tabletes de fermento fresco ou 1 pacote de 10g do fermento seco; 1 xícara (chá) de leite; 4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 ovos; 1 pitada de sal e óleo para fritar. Para polvilha: açúcar de confeiteiro e canela.
Preparo donuts: em uma tigela, dissolva o fermento no leite morno e deixe descansar por 5 minutos. Misture o açúcar, a farinha, os ovos, a manteiga e o sal. Misture até ficar uma massa homogênea. Trabalhe a massa por 3 minutos. Deixe a massa descansar por 30 minutos com um pano por cima. Abra a massa e corte no formato desejado. Deixe descansar até crescer. Frite em óleo quente. Depois, passe açúcar de confeiteiro com canela.
BEIGNET
Ingredientes: 3 xícaras de chá bem cheias de farinha de trigo; 1/3 xícaras de chá de açúcar; 2 colheres de chá de fermento em pó; 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio; 1/2 colheres de chá de sal; 1/2 colheres de chá de noz-moscada; 200 ml de iogurte; 1/3 xícaras de chá de água, aproximadamente; 1 ovo batido; 1/2 colheres de chá de essência de baunilha; óleo para fritar e açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Preparo: em uma tigela média, misture a farinha com o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada. Misture em outra tigela o iogurte, água, ovos e baunilha. Junte à farinha e misture tudo muito bem. Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha. Coloque a massa sobre ela e com um rolo de macarrão, abra um quadrado de 1, 5 cm de espessura. Em seguida, corte a massa em quadrados de 6 centímetros (polvilhe mais farinha se a massa estiver pegajosa). Aqueça 2 dedos de óleo vegetal (cerca de 5 centímetros) em uma panela até que fique bem quente. Coloque cuidadosamente três quadrados de massa no óleo. Frite por três minutos, vire e continue fritando por mais três minutos. Use uma escumadeira para transferir os sonhos para uma gradinha ou um prato forrado com papel toalha, para absorver a gordura. Polvilhe os bolinhos com açúcar de confeiteiro e sirva.