Massas

Salada de Orecchiette à Caprese

Saladas fresquinhas e refrescantes são deliciosas e podem sair do lugar comum, do alface com tomate? Elas podem ser uma refeição completa como estas ideia que tem inspiração  na caprese, com uma combinação infalível: tomates, muçarela e manjericão. Para agregar uma proteína, incluí frango no preparo. Usei o macarrão orecchiette, que parece uma orelhinha, mas você pode usar penne, parafuso, farfale etc. E, vamos combinar, com esse calor, só dá vontade de comer pratos geladinhos…

Ingredientes pesto: 1 dente de alho; 1 colher (chá) de sal; 2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco; 3 colheres (chá) de pinoli ou nozes sem casca; 100g de queijo parmesão ralado; 1 xícara (chá) de azeite e pimenta-do-reino a gosto. Salada: 500g de macarrão tipo orichiette (ou outro de sua preferência) cozido al dente; 15 tomates cereja cortados ao meio; folhas de manjericão; 200g de muçarela de búfala; 3 filés de peito de frango, cortados em cubos; sal e pimenta a gosto; suco de 1/2 limão e azeite para finalizar.
Preparo pesto: bata tudo no liquidificador ou processador, adicionando o azeite aos poucos para emulsificar. Reserve.Tempere o frango com suco de limão, sal e pimenta e refogue em fogo alto no azeite até ficar cozido. Junte o macarrão cozido com a muçarela picada em cubos, os tomatinhos, o frango em cubinhos e junte o pesto. Misture bem e veja se é preciso acertar o sal e a pimenta moída. Leve à geladeira. Na hora de servir, regue com azeite.
Rendimento: 6 porções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *