Sobremesas para fechar a ceia

Há quem comece o jantar da ceia já pensando nas sobremesas. Elas fecham a noite de festa e deixam a última impressão. Por isso, não podem ser renegadas, muito pelo contrário. Deve-se dedicar atenção especial aos doces.
Uma das melhores sobremesas para compartilhar são tortas. Ainda mais as geladas, que combinam com nosso clima quente. Por isso, sugerimos aqui quatro receitas para você servir na ceia de Ano-Novo.

Torta de abacaxi
Ingredientes: 200g de cookie de chocolate 50g de margarina 1 abacaxi pequeno descascado e picado; 4 colheres (sopa) de açúcar 1 litro de sorvete de abacaxi; 1 xícara (chá) de creme de leite fresco.
Preparo: no liquidificador ou processador, triture os cookies e misture a margarina até formar uma farofa úmida. Com a farofa, forre o fundo de uma forma de 22 cm de diâmetro com aro removível. Asse durante 10 minutos no forno, preaquecido a 180 °C. Deixe esfriar e reserve. Em uma panela, coloque o abacaxi, misture o açúcar e leve ao fogo brando (160 ° C), sem mexer, até o abacaxi ficar macio e restar pouca calda. Deixe esfriar. Em uma travessa, coloque metade do abacaxi sem a calda, misture o sorvete e o creme de leite batido em ponto de chantili. Coloque sobre a massa e leve ao freezer até endurecer, aproximadamente 6 horas. Na hora de servir, desenforme e por cima espalhe o restante do abacaxi com a calda.

Cheesecake de morango
Ingredientes massa: 1 embalagem de Biscoito Maizena (400g); 100g de margarina sem sal. Recheio: 2 embalagem de cream cheese (300g); 3 ovos; 1/2 xícara (chá) de açúcar. Molho de morangos: 300g de morangos (a gosto), 1 colher (sopa rasa) de gelatina vermelha sem sabor e 1 xícara (chá) de açúcar.
Preparo massa: bata no liquidificador ou processador, aos poucos, o biscoito Maizena até obter uma farofa. Passe para uma tigela, junte a margarina e amasse até unir bem. Forre o fundo e a lateral de uma forma (média) desmontável, apertando com as pontas dos dedos para aderir bem. Leve à geladeira por 20 minutos. Recheio: bata no liquidificador todos os ingredientes e cubra a massa reservada. Leve à geladeira. Molho de morangos: leve ao fogo os ingredientes e cozinhe até as frutas desmancharem. Hidrate a gelatina em três colheres (sopa) de água e misture à calda quente, mas com fogo desligado. Cubra a torta e leve à geladeira. Enfeite com amêndoas laminadas e morangos na hora de servir.
Rendimento: 8 porções

Torta de Santiago de Compostela
Ingredientes: 6 ovos; 300g de farinha de amêndoas; 300g de açúcar; 250g de farinha de trigo; 140g de manteiga; 25ml de licor amareto (sabor amêndoa); 1 colher (sopa) de água; canela em pó.
Preparo: Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, a manteiga derretida, uma gema e uma colher de água. Misture rapidamente. Forre o fundo de uma forma redonda de 30 cm com a mistura. Na batedeira, coloque farinha de amêndoa, o açúcar, a canela e o licor. Ligue a batedeira na velocidade baixa e adicione os 5 ovos restantes. Bata por aproximadamente 15 minutos, até que a mistura esteja cremosa e esbranquiçada. Coloque o recheio sobre massa. Não coloque muito até as bordas, pois a massa crescerá um pouco. Asse a 150°C por 40 minutos. Finalize com o açúcar de confeiteiro.

Torta musse misto
Ingredientes: 1 pacote de biscoito doce integral (200g); 50 g de chocolate 70%, derretido; 2 colheres (sopa) de óleo de coco. Musse de Chocolate: 1 colher (chá) de gelatina incolor; 2 colheres (sopa) de água; 100 g de chocolate 70% picado; meia xícara (chá) de creme de leite fresco gelado; meia embalagem de creme de leite. Musse de Coco: 2 colheres (chá) de gelatina incolor; 2 colheres (sopa) de água; meia xícara (chá) de creme de leite fresco gelado; meia xícara (chá) de leite condensado; meia xícara (chá) de leite de coco. Para decorar: coco ralado; raspas de chocolate 70%.
Preparo Massa: bata os biscoitos formando uma farinha não muito fina. Reserve. Derreta o chocolate conforme instruções da embalagem. Junte o óleo de coco e a farinha de biscoitos reservada, misture até obter uma mistura homogênea. Reserve. Musse de Chocolate: hidrate e dissolva a gelatina na água. Reserve. Derreta o chocolate conforme instruções da embalagem. Reserve. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantili firme, conforme instruções da embalagem. Reserve. Na batedeira, junte o chocolate derretido, o creme de leite e bata por 2 minutos até ficar homogêneo. Acrescente a gelatina dissolvida e bata mais 2 minutos para misturar. Retire da batedeira, acrescente o chantili batido, mexendo delicadamente de baixo para cima, até obter uma mistura homogênea. Reserve. Musse de Coco: hidrate e dissolva a gelatina na água. Reserve. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantili conforme instruções da embalagem. Reserve. Bata na batedeira, o creme de leite, o leite condensado e o leite de coco por 2 minutos. Retire da batedeira, misture o chantili reservado e misture delicadamente até obter uma mistura homogênea. Junte a gelatina e misture delicadamente. Reserve. Montagem: espalhe a farofa de massa em uma forma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Aperte com as costas de uma colher. Reserve. Coloque a mousse de chocolate e leve a geladeira por 20 minutos. Cubra com a musse de coco espalhando delicadamente e volte a geladeira por no mínimo 3 horas ou até ficar firme. Desenforme com cuidado. Decore com coco ralado e raspas de chocolate.
Rendimento: 10 porções