Faltam poucos dias para o Natal. Por isso, temos uma proposta um pouco diferente: detox pré-festas. Geralmente, é depois de extrapolar nos comes e bebes que buscamos o processo de limpeza, mas a ideia aqui é que você mantenha a linhas antes e se jogue na ceia sem medo de ser feliz, mas claro sem precisar fazer aqueles pratos enormes. “Pequenas porções evitam que a gente fique pesado e até passe mal”, alerta a nutricionista Tatiana Branco
Esse detox é simples e nada radical. Na verdade, é a alimentação ideal para seu dia a dia. Segundo Tatiana Branco, como as temperaturas estão mais elevadas, a dica é se hidratar bastante com água de coco, sucos como de melancia e melão e chás.
É uma maneira mais saudável de preparar o corpo para a maratona de festas. “Prefira refeições mais leves (até por conta do calor), com muitas verduras e sementes (amêndoas, gergelim, semente de girassol, semente de abóbora), legumes assados, e uma carne magra, como peixe ou ave”.
Outra dica é evitar o excesso de sal e temperos industrializados. “Use ervas frescas e temperos naturais, como manjericão, alecrim, orégano, cúrcuma, páprica”, explica Tatiana.
Por isso, damos quatro deias de receitas com ingredientes que aumentam sua imunidade e são ricas em fibras e boas gorduras.
Suco de couve, hortelã, gengibre e melão
Ingredientes: 2 folhas de couve; 6 folhinhas de hortelã; 1 fatia de melão; 1 fatia de 1 cm de gengibre e 1/2 litro de água.
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva com gelo. Se quiser, coe, mas isso reduz a quantidade de fibras. Pode-se adoçar com um pouco de mel.

 

Ceviche simples
Ingredientes: 350g de tilápia em tiras; suco de 3 limões; coentro o quanto baste; 1 cebola roxa corta em tirinhas fina; pimenta dedo-de-moça a gosto; milho verde e sal a gosto.
Preparo: marine as tiras de peixe no suco de limão, coentro, pimenta dedo-de-moça e sal por 2 minutos. Finalize com a cebola roxa e o milho.
Baião de dois saudável
Ingredientes: 2 xícaras de arroz integral cozido; 1 xícara de grão-de-bico cozido; 1/3 de xícara de castanhas variadas; 1 colher (sopa) de uvas passas; 1 pitada de cúrcuma; 1 colher (chá) de gengibre ralado, folhas de hortelã.
Preparo: misture tudo em uma panela só até esquentar, enfeite com a hortelã e sirva com filé de frango ou de peixe.
Creme de abacate com cacau e banana
Ingredientes: polpa de 1 abacate maduro; 1/4 de xícara de água; 1 banana em fatias; suco de meio limão; 2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate 70%, coco ralado a gosto e 1 colher (sopa) de xilitol ou mel para adoçar.
Preparo: bata no liquidificador o abacate, a água, o cacau, o mel e o limão até formar um creme. Coloque em tacinhas e leve à geladeira. Na hora de servir, coloque fatias de banana e coco ralado.