Lombo recheado para a virada

A virada do ano é sempre envolta em simbolismos e a mesa não fica de fora. A própria palavra Réveillon deriva do verbo francês réveiller, que significa revelar, despertar, acordar. É o fechamento de um ciclo. As comidas carregam a simbologia da fartura. Um desses ingredientes é a carne de porco aqui também temperado com louro, símbolo da vitória e sucesso. Além disso, essa receita é deliciosa e a farofa de banana da terra fica perfeita para acompanhar.

Ingredientes:1 lombo de cerca de 2 kg. Marinada: 2 folhas de louro; 2 dentes de alho picados; 1 ramo de alecrim; 1 colher (rasa) de sopa de sal; pimenta-do-reino moída a gosto; 1 colher (sopa) de mostarda; 1/2 xícara de suco de laranja; suco de 1 limão e 1/4 de xícara do óleo do tomate seco que será usado no recheio. Para pincelar: 1/3 de xícara de shoyu e 1 colher (sobremesa) de mel. Recheio: 250g de provolone em cubinhos ou ralado; 1/2 xícara de azeitonas picadas; 100g de tomate seco picadinho; 1 pimentão amarelo picadinho; salsinha e cebolinha picada a gosto. Farofa: 400g de farinha de mandioca grossa; 1 linguiça calabresa picadinha; 100g de bacon picadinho; 1 cebola média picada; 2 dentes de alho picados; 1/2 pimentão vermelho picadinho; 1/2 xícara de passas pretas hidratadas em água por meia hora; 1/2 xícara de azeitonas picadas; 1/2 xícara de pimenta biquinho e mais um pouco para enfeitar; salsinha, cebolinha e sal a gosto; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 bananas do tipo nanica ou branca picadas em pedaços grandes.

Preparo: com uma faca afiada, abra o lombo como uma manta. Misture todos os ingredientes da marinada e deixe o lombo nela. Leve à geladeira por 15 minutos. Recheio: misture tudo. Montagem: tire o lombo da geladeira, coloque em uma tábua e espalhe o recheio sobre ele. Feche como um rocambole e amarre com barbante culinário. Pincele o shoyu misturado com o mel. Ajeite em refratário ou assadeira juntamente com a marinada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de meia hora. Depois, retire o papel, pincele mais um pouco da mistura de shoyu e volte ao forno por mais 30 minutos. Retire e deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar. Coe a marinada e sirva à parte como molho. Farofa: coloque 1 colher de manteiga na panela, junte o bacon e deixe fritar um pouco. Acrescente a linguiça e refogue. Depois, a cebola, e vá soltando todo fundinho do bacon na panela. Coloque o alho e o pimentão. Refogue um pouco e ponha as azeitonas e a farinha. Mexa, junte o restante da manteiga, a biquinho, a salsinha, a cebolinha e a banana. Misture bem até esquentar tudo. Acerte o sal e sirva com o lombo. Enfeite com mais biquinho.