Ceia para fugir do lugar comum

Chega a hora de reunir familiares e amigos em volta da mesa para celebrar e agradecer. As festas de fim de ano são perfeitas para preparar receitas especiais e diferentes. Não é preciso fazer sempre os mesmos pratos. Por isso, alguns chefs sugerem aqui preparos que fogem do lugar comum, mas são requintados e deliciosos para fazer bonito na ceia.
A primeira receita é do Netão, especialista em carnes. Ele ensina a fazer uma fraldinha recheada com linguiça. O acompanhamento é um tartar de uva que ele aprendeu a fazer com o amigo e chef Dario Costa. “Dá um toque cítrico ao prato”, explica.
O chef Eduardo Lascane, do Elo Gastronomia, sugere um clássico francês: o pato com laranja. Agora, essa ave já é facilmente encontrada em supermercados e açougues e fica deliciosa com um molho cítrico, porque tem mais gordura do que o frango, por exemplo. Na receita, todas as dicas para ele ganhar espaço na sua mesa.
Daniel Rabelo, chef do Tasca do Porto, dá o preparo de um prato português tradicional: o arroz de bichos, que no Brasil chamamos de arroz com frutos do mar. Tem a cara da praia. Tudo a ver com nosso clima.
A sobremesa do Bufê Tutti é um rocambole de brigadeiro com nozes, bonito e delicioso para encerrar a refeição. Outra opção é a torta de frutas sem glúten do Obba! Gastronomia, superleve e saborosa.

Fraldinha recheada – Netão, Bom Beef
Ingredientes: 1 fraldinha de 1 quilo; 300 g de calabresa fatiada; 150g de bacon fatiado; 1 cacho grande de uva verde sem semente picada; 1 limão siciliano; 100 ml de azeite; pimenta branca a gosto; erva doce a gosto e barbante para enrolar.
Preparo: abra a fraldinha no meio com a faca, com bastante cuidado, tirando as fibras e as gorduras. Depois de aberta, coloque as fatias de calabresa e de bacon já fritas no centro da carne e enrole a peça (deixe um espaço nas pontas sem o recheio. Depois, comece a enrolar a carne e dobre as pontas para dentro. Termine de enrolar e amarre com o barbante nas pontas e siga com enrolando por toda a peça. Tempere a carne por fora com sal e pimenta do reino. (por dentro não precisa temperar pois a calabresa e o bacon são bastante salgados). Embrulhe a fraldinha no papel alumínio e leve ao forno por 2 horas e meia, na temperatura alta. Depois, retire o alumínio e deixe dourar por mais ou menos 20 minutos. Tire a fraldinha do forno, retire o barbante e fatie a carne. Sirva acompanhada de tartar de uva. Tartar de uva: Tartar de uva: em um recipiente, coloque a uva picada com o suco de limão, a pimenta branca moída, a erva doce picada e o azeite. Misture bem e sirva como acompanhamento.

Arroz de Bichos (frutos do mar), Tasca do Porto
Ingredientes: 8 camarões rosas grandes; 200g de marisco meia casca; 200g de lula em anéis; 200g de camarões pequenos limpos; 200g de polvo cozido cortado em pedaços; 400g de arroz pré-cozido; 1 cebola grande; 6 dentes de alho; 6 colheres de sopa de azeite; 6 tomates maduros; coentro picado a gosto; Pimenta piri-piri (pode substituir por dedo-de-moça) a gosto; açafrão a gosto; sal a gosto.
Preparo: refogue no azeite a cebola e os dentes de alho bem picados. Esmague os tomates maduros e já pelados e junte ao refogado. Tempere com piri-piri e sal. Deixe apurar durante alguns minutos. Junte os mariscos, as lulas e os camarões ao refogado e mexa. Com o fogo brando, deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o açafrão. Reserve as cascas dos mariscos e os camarões grandes. Aqueça, à parte, 2 xícaras de água e junte a esta mistura. Quando começar a ferver, junte o arroz e o polvo. Quando retomar a fervura, deixe cozinhar por mais 6 minutos mexendo sempre. Apague o fogo, coloque em uma travessa, decore com os camarões grandes e as cascas dos mariscos, polvilhe com coentros picados e sirva em seguida.

Pato com laranja, Elo Gastronomia
Ingredientes: 1 pato inteiro com peso entre 1,7kg a 2kg; 1 cebola grande picada grosseiramente; 2 taças de vinho branco gelado (uma para tomar enquanto cozinha, outra para temperar o pato); 2 dentes de alho esmagados ou bem picados; 8 laranjas (3 espremidas, uma inteira e 4 descascadas e fatiadas); 1/2 maço de cheiro verde; 2 colheres de chá de mostarda Dijon; 1 colher de sopa de manteiga; 2 colheres de chá de sal fino; pimenta-do- reino moída na hora a gosto.
Preparo: patos geralmente são vendidos congelados. Descongele-o na parte mais baixa da geladeira de um dia para o outro. Retire da embalagem e retire os miúdos da cavidade do pato (reserve para incrementar sua farofa). Misture em uma tigela grande o suco de uma laranja, o vinho, a mostarda, o sal, a cebola, o alho e a pimenta. Deixe o pato descansar nesse tempero por no mínimo 4h até 24h na geladeira sempre virando algumas vezes. Como assar o pato: coloque a laranja inteira e o cheiro verde dentro da cavidade do pato. O pato é muito gorduroso, por isso o melhor assá-lo sobre uma grade ou com uma cama de cebolas e batatas por baixo. Coloque o pato na assadeira com o peito para baixo, cubra o fundo com o que sobrou do tempero e mais uma xícara de água. Feche a assadeira com papel alumínio. Asse o pato no forno previamente aquecido em temperatura média, o tempo total é em torno de duas a três horas. Quando passadas 1h30, vire o pato com o peito para cima, descarte o papel alumínio e volte ao forno para finalizar. Disponha as rodelas de laranja em uma travessa e coloque em cima o pato pronto para servir. Aquele queimadinho que sobrou na assadeira deve ser deglaceado com o restante do suco de laranja. Ajuste o tempero e adicione uma colher de manteiga mexendo bastante para finalizar.

Rocambole de brigadeiro e nozes, Bufê Tutti
Ingredientes Recheio: 3 latas de leite condensado; 1 caixinha de creme de leite; 100g de chocolate ao leite; 1 colher (sopa) de chocolate em pó. Massa: 6 ovos; 2 xícaras de açúcar cristal; 250g de margarina derretida; 1 xícara de farinha de amêndoa; 1 xícara de farinha de trigo; 1 colher rasa de sopa de fermento e 2 colheres de sopa de limão. Cobertura: 600g de açúcar de confeiteiro e leite o quanto baste.
Preparo: Recheio: coloque todos os ingredientes na panela mexendo em fogo baixo até o ponto de desgrudar da panela. Massa: unte uma assadeira para rocambole e forre com um papel manteiga, deixando a assadeira preparada. Massa: separe as claras e bata à parte. Deixe em ponto de marshmallow e acrescente o açúcar cristal – apenas 1 xícara – e todo o limão. Reserve. Em uma bacia bata as gemas com 1 xícara de açúcar cristal e a margarina derretida. Depois que bater esses ingredientes acrescente as farinhas e o fermento, por último as claras aos pouco até ficar homogêneo. Coloque na assadeira e asse em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos. Tira do forno quando estiver todo dourado. Não precisa deixar esfriar para montar. Retirar da assadeira. Montagem: Solte do papel manteiga. Coloque o sobre um pano do tamanho da massa, espalhe o recheio e enrole no mesmo sentindo. Corte as ponta coloque em uma bandeja bem bonita. Cobertura: acrescente leite aos poucos no açúcar até virar um creme bem grosso e branco. Passe no rocambole e enfeite com nozes. Se quiser, decore também com o brigadeiro.

Torta de frutas vermelhas glúten Free
Massa: 200g de grão de bico cozido; 200g de farinha de arroz; 6g de goma xantana; 2 colheres de sopa de xylitol; 20g de chia para 200ml de água fermente para hidratar; 3 ovos.
Creme: 200g de creme de ricota light; 200ml de creme de leite fresco; 1caixa de morangos e 1/2 envelope de gelatina incolor.
Preparo: Massa: asse em forno de 180 graus por 40 minutos ou até estar douradinha. Esperar esfriar para colocar o creme. Creme: bata tudo no liquidificador e deixe refrigerar na geladeira. Depois, coloque sobre a massa assada e fria. Decore em frutas como morangos, figos, amoras, mirtilos, framboesas etc.