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Banana combate envelhecimento e ajuda a dormir bem. Veja receitas

A banana é é rica em potássio, mineral que auxilia no equilíbrio hídrico e contração muscular. Ainda contém vitamina C, que contribui no combate ao envelhecimento precoce e auxilia na absorção de ferro pelo organismo. Além disso, possui triptofano, um aminoácido que ajuda a diminuir o estresse, melhora o humor e a qualidade do sono.
“É importante destacar que quanto mais madura a banana, ela concentra mais açúcares, e deve ser consumida com critério. Durante o amadurecimento ocorre redução dos teores de amido e acúmulo de açúcares como frutose, glicose, com predominância de sacarose”, explica a nutricionista Tatiana Branco.
Na hora de comprar a fruta, ela não deve estar 100% madura. Prefira as com casca amarela, um pouco esverdeada, e com manchinhas marrons. Evite as com partes moles ou machucadas. Em casa, deixe-as amadurecer na fruteira ou num lugar fresco e arejado. A banana estará boa para o consumo, com todo o sabor apurado, quando a casca estiver completamente amarela, inclusive as pontas. Depois de amadurecida, pode ser mantida na geladeira entre três e cinco dias.
Segundo o Ceagesp, a banana-nanica está com preço em baixa essa semana. Ela é uma das mais polivalentes para o uso em receitas. Por isso, é tempo de aproveitar.
Para que não haja esse desperdício, o chef Melchior Neto elaborou receitas para a que a fruta não seja descartada mesmo depois de madurinha. “Na cozinha quase nada se joga fora nem a casca, o talo ou a fruta. Busque sempre aproveitar os alimentos ao máximo e faça receitas deliciosas”, afirma Neto. E, quando bem madura, use menos açúcar para complementar a receita, pois a banana já está bem docinha.
Confira estas receitas do chef para aproveitar a banana da fruteira.
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TIPOS
Banana-nanica – 92 kcal em 100 g. Tem casca fina, polpa bem docinha, macia e de aroma agradável. Pode ser consumida in natura com aveia, granola ou grãos de preferência. Pode ser assada à milanesa ou usada no preparo de compotas;
Banana-da-terra – 128 kcal em 100 g. Também conhecida como banana-pão, pois a sua polpa é mais consistente. Mais comprida e menos adocicada, não é indicada para ser consumida crua, pois dificulta à digestão O ideal é utilizar em pratos cozidos, fritos e assados ou preparar como purê para acompanhar peixes;
Banana-prata – 98 kcal em 100 g. Menos doce e mais consistente que a nanica, ela é a variedade que se conserva por mais tempo em casa. Ótima para ser consumida in natura e usada no preparo de bolos, tortas e doces.
Banana-maçã – 87 kcal em 100 g. Tem esse nome por conta de seu perfume, que lembra a maçã. Pequena e com polpa clara e macia, ela é recomendada para bebês e idosos, por ser de fácil digestão. A melhor maneira de consumir é in natura;
Banana-ouro – 112 kcal em 100g. É a menor de todas, medindo no máximo 10 cm. Tem casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, sabor e aroma agradáveis. Pode ser consumida in natura, compor receitas de bolos ou ser preparada empanada.
RECEITAS
Cartola
Ingredientes: 1 banana; 1 fatia de queijo meia-cura; 1/2 colher de sobremesa de manteiga; 1 colher de sobremesa de açúcar de confeiteiro e canela a gosto.
Preparo: corte a banana ao meio e frite-a na manteiga até dourar. Reserve. Misture o açúcar e a canela em uma tigela. Passe a fatia de queijo nesta mistura e frite até dourar. Coloque o queijo sobre a banana, polvilhe com açúcar e canela e sirva.
Caipirinha de banana com limão
Ingredientes: 1 banana nanica inteira; 1 limão taiti; 2 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de chá de canela em pó; 1 pau de canela; 1 dose de cachaça
Preparo: corte na diagonal 1/3 da banana com a casca e reserve. Pegue a outra parte, descasque e amasse no copo de caipirinha com as duas colhes de açúcar e 1/2 limão espremido. Coloque 1 dose de bebida, gelo picado até a borda. Mexa bem. Fatie a outra metade do limão e use para decorar. Faça um corte na ponta da banana com casca para ficar parecida com um golfinho, use a canela em pau na boca do golfinho e coloque espetado no copo. Polvilhe com canela em pó e sirva.
Moqueca de Cação com Banana e Pirão
Ingredientes: 4 postas de cação ou outro peixe firme; 1 limão; 1 cebola; 3 dentes de alho; 1 pimentão verde; 1 pimentão vermelho; 1 pimentão amarelo; 2 bananas maduras e picadas; 1 maço de coentro; 1 xícara de farinha de mandioca; 1 lata de tomate pelado; azeite, sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo: tempere as postas com o limão, sal e pimenta do reino e reserve. Corte a cebola e os pimentões em rodelas, tire a casca do alho e pique. Numa frigideira grande refogue a cebola, alho e junte os pimentões. Em seguida coloque o tomate sem pele e picado, as bananas picadas e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos tampado. Coloque as postas por baixo do molho, salpique com coentro na quantidade desejada, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo médio. Desligue. Pirão: você vai perceber que formou um caldo na sua moqueca, parte desse caldo transfira para uma panela pequena em fogo baixo e aos poucos vá colocando a farinha e mexendo bem até engrossar. Sirva com arroz branco.
Rendimento: 4 pessoas.
Torta de banana
Ingredientes: 8 bananas-nanica; 1 colher (sopa) de canela em pó; suco de 1/2 limão; 1 e 1/4 de xícara de farinha de rosca; 2/3 de xícara de açúcar; 1/2 xícara de nozes picadas; 1/2 xícara de margarina sem sal, derretida
Preparo: corte as bananas ao meio no sentido do comprimento. Tempere com a canela e com o suco de limão. Misture a farinha de rosca com o açúcar e as nozes. Em um refratário retangular ou oval medindo cerca de 18 x 25cm, untado com margarina, coloque metade das bananas. Cubra com metade da mistura de farinha e regue com metade da margarina. Repita a operação e leve ao forno preaquecido na temperatura 170ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.

4 comments

  1. Luiz carlos serafim aragao

    EU LUIZ CARLOS ARAGAO
    NA MINHA CASA Ñ FALTA
    BANANA.PARA MIM É IMPORTANTE SEMPRE GOSTEI
    JA SANIA DOS BENEFICIOS,
    AGORA MELHOR AINDA

  2. Maria Lucia De Oliveira Lima

    Mto bom essas receitas

  3. João

    Nada saudável, a banana já tem doce pôr que colocar açúcar, tudo errado.

    1. Fernanda Lopes Post author

      As receitas estão com pequenas quantidades de açúcar, mas claro quem preferir, não precisa colocar. Na reportagem, inclusive, a nutricionista alerta para a quantidade de açúcar presente na fruta, principalmente a mais madura. Mas, obrigada por destacar a questão.

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