Receitas para o corpo funcionar bem

Barriga inchada, mal humor, constipação e sensação de estufamento são algumas das principais consequências do intestino preso, que atinge principalmente as mulheres.
De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, da Superbom, uma das principais causas do intestino desregulado é a combinação entre o consumo excessivo de açúcar, gordura e embutidos 9linguiças, salsichas, presunto etc) e a baixa ingestão de fibras e água.
Por isso, em muitos casos, o incômodo pode ser evitado com uma alimentação balanceada. Há alimentos que, especialmente, podem ajudar, principalmente aliados a ingestão de água e exercícios. Veja alguns desses alimentos e receitas que você pode fazer em casa.
——————————————————————————

 ALIMENTOS QUE AJUDAM O CORPO A FUNCIONAR. ANOTE RECEITAS

Massas integrais
Quem disse que pãezinhos não podem fazer parte de uma dieta saudável? Para quem não consegue abandonar a delícia, uma dica é substituir os brancos pelos integrais, que têm mais fibras na massa. Além dos pães, outros tipos de massas podem ser consumidos em sua forma integral, como macarrão, bolos e biscoitos, mas sempre com moderação, evitando os excessos.
Espaguete integral com bolonhesa light
Ingredientes: 500g de espaguete integral; 300g de músculo moído; 2 cenouras fatiadas; 2 latas de tomate pelado batidas no liquidificador; 2 dentes de alho; 1 cebola picada; 1 ramo de alecrim e 1 folha de louro; sal e pimenta a gosto, folhinhas de manjericão a gosto.
Preparo: refogue a cebola e o alho em azeite ou óleo (1 fio); coloque a carne e refogue em fogo alto, mexendo para separar. Coloque o molho de tomate, a cenoura fatiada e o alecri e deixe cozinhar em fogo baixo até a cenoura estar macia. Cozinhe o espaguete al dente e sirva com o molho. Coloque folhinhas de manjericão para enfeitar.
Mix de Castanhas
As oleaginosas, além de fortes aliadas da pele, cabelo e unhas, são ricas em gorduras boas e vitaminas. “Elas são perfeitas para um lanchinho entre as principais refeições e podem dar um toque especial às saladas, risotos e iogurtes”, conta.
Risoto de nozes com pera e ricota
Ingredientes: 1 xícara de arroz especial para risoto (arbóreo ou carnaroli); 4 xícaras de caldo de legumes quente; 1/2 cebola grande; 3 colheres de sopa de manteiga; 1 taça de vinho branco seco; 1 pera não muito madura; 12 nozes; 150g de ricota; 1 litro de caldo de legumes; sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo: separe os ingredientes, pique as nozes em pedaços pequenos, esfarele a ricota. Corte a pera ao comprido em 8 fatias, retire as sementes, leve ao fogo em uma frigideira com um pouquinho de manteiga e grelhe um minuto de cada lado até que as fatias fiquem levemente douradas. Em uma panela de fundo grosso adicione a cebola e 1 e 1/2 colher de manteiga, derreta, adicione a cebola e refogue até ficar transparente, acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Em seguida adicione o vinho mexendo sempre, assim que evaporar o líquido comece a adicionar conchas de caldo fervente, adicione uma concha de cada vez até que o arroz esteja cozido.Acrescente a pera e as nozes. Desligue o fogo, ajuste o sal e a pimenta, acrescente a manteiga restante, mexa bem para misturar. Acomode o risoto no prato, decore com a ricota e nozes.
Água
Beber muita água durante o dia não é só importante para a hidratação corporal, mas também para que os órgãos digestivos trabalhem melhor. Além dos alimentos que contêm fibras, o líquido também é essencial e facilita os movimentos peristálticos. Tem quem não goste de beber água, então damos a dica de aromatizá-la usando ervas frescas com hortelã, manjericão ou alecrim, dependendo do gosto e frutas como morangos, limão, laranja, melancia.
Água aromatizada com limão, morango e menta
Ingredientes: 1 litro de água, bastanre gelo; folhas de menta ou hortelã, fatias de 1 limão, morangos picados (ou melancia, ou melão ou uvas verdes).
Preparo: misture tudo e sirva gelado.

 

Granola
Com aveia, castanhas e uvas-passas em sua composição, ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. “As granolas ainda podem ser consumidas com iogurte, kefir e frutas”, explica a nutricionista. E é possível fazer granola em casa, seguindo a receita que damos. É excelente no café da manhã ou no lanche da tarde.
Granola caseira
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de aveia em flocos grandes; 1/2 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente; 1/2 xícara (chá) de amêndoas picadas grosseiramente; 1/4 de xícara (chá) de semente de girassol; 1/4 de xícara (chá) de semente de abóbora; 1/2 xícara (chá) de uva-passa; 1/2 xícara (chá) de mel; 1/4 de xícara (chá) de óleo; 1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó; 1 e 1/2 colher (chá) de gengibre em pó e 1 pitada de sal.
Preparo: preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Numa tigela grande, misture a aveia com as castanhas, as sementes, as especiarias e o sal. Junte o óleo e o mel e mexa bem com a espátula para envolver todos os ingredientes. Numa assadeira grande, de preferência antiaderente, coloque a granola e espalhe bem com a espátula, formando uma camada uniforme. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até a granola ficar dourada – na metade do tempo, mexa com uma espátula para assar por igual.Retire do forno e misture as uvas-passas na granola ainda quente. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir ou armazenar (se não estiver usando uma assadeira antiaderente, transfira a granola para uma travessa, isso evita que ela grude na assadeira ao esfriar). Mantenha a granola num pote com fechamento hermético por até 3 meses.
Frutas Secas
As variedades de frutas secas são ótimas para a reposição de vitaminas e nutrientes e possuem uma concentração maior de fibras, portanto são ótimas para estimular as funções intestinais. Damos aqui uma receita de frutas secas reidratadas, que pode ser uma sobremesa saudável.
Frutas secas em calda
Ingredientes: 1 e 1/2 xícaras (chá) açúcar granulado; 1 xícara (chá) água; 1 e 1/2 xícaras (chá) água quente; 1 colher (chá) gelatina em pó sem sabor; 3 colheres (sopa) água fria para hidratar a gelatina (45ml); 1/2 xícara de vinho do Porto; 1 xícara (chá) damasco seco; 1/2 xícara (chá) uva-passa escura sem semente; 1 xícara de ameixas secas; 8 figos secos.
Preparo: leve ao fogo o açúcar granulado xícara (chá) de água e ferva até obter uma calda em ponto de caramelo claro. Fora do fogo, adicione a água quente e a gelatina previamente hidratada. Volte ao fogo rapidamente para dissolver a gelatina. Retire do fogo e acrescente o vinho do porto. Junte as frutas e deixe esfriar.
Verduras
Vegetais, especialmente legumes crus e folhosos, como repolho, alface ou couve ajudam no funcionamento do intestino por que são ricos em fibras. Mas é importante beber bastante água. Aqui, uma receita leve.

Salada de repolho colorido com iogurte
Ingredientes: 1/2 repolho roxo finamente fatiado e higienizado; 1/2 repolho verde finamente fatiado e higienizado; 1 cenoura finamente fatiada; 200 ml de iogurte desnatado; sal e pimenta a gosto; 2 colheres (sopa) de azeite e 1 colher (sopa) de suco de limão.
Preparo: misture tudo e sirva gelado. Se quiser, coloque passas ou azeitonas.