Peixes e frutos do mar

Escondidinho de mandioquinha com camarão

Originalmente, o escondidinho brasileiro tem purê de mandioca com recheio de carne de charque. Mas a criatividade nacional levou este prato a outro patamar, incluindo muitos sabores e versões. Dá para fazer recheio com bacalhau, calabresa e até vegetariano. O importante  é que esteja entre duas camadas de purê, que também aceita variações: a mandioca pode dar lugar à batata, à mandioquinha,  ao cará e até à polenta.  Aqui, uma versão de camarão cremoso com mandioquinha ou batata baroa como chamam no Rio de Janeiro. Dá para aproveitar que o camarão está  com o preço melhor e pode ser o camarão sete-barbas, muito saboroso e menorzinho30.

Ingredientes purê: 1 kg de mandioquinha; 1 e 1/2 xícara de leite; 1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; sal e pimenta-branca moída a gosto. Recheio: 1/2 kg de camarão-sete-barbas limpo; suco de 1/2 limão; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1/2 kg de tomates vermelhos sem pele e sem sementes; azeite o quanto baste; sal o quanto baste; 1 pimenta dedo-de-moça picada (opcional); 1/2 xícara de salsinha picada;
150g de catupiri ou requeijão.
Preparo: cozinhe as mandioquinhas descascadas em água com um pouco de sal até que fiquem macias. Escorra a água e amasse bem. Esquente o leite com a manteiga e misture à mandioquinha. Depois, coloque o parmesão, acerte o sal e tempere com pimenta moída a gosto.
Reserve. Para o recheio, tempere o camarão com suco de limão, um pouco de sal e pimenta-branca moída. Coloque um fio de azeite em uma panela e esquente. Depois, ponha a cebola e o alho e refogue por um minuto. Acrescente os camarões e deixe ficar rosados. Junte os tomates picados e apure por cinco minutos. Acerte o sal, coloque o catupiri e misture. Desligue.
Finalize com a salsinha picada e, se quiser, com pimenta picada.
Montagem: em uma travessa refratária untada com margarina, coloque uma fina camada de purê de mandioquinha. Depois, os camarões. Cubra com o restante do purê e salpique parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 200°C para gratinar por cerca de 15 minutos.