Bolo fofo de maracujá

Maracujá é perfumado, saboroso e dá um toque muito especial a esse bolo superfofinho, que fica perfeito no lanche. A  fruta vai na massa e na calda. Delicioso e combina muito com a primavera. Você sabia que o maracujá é uma fruta brasileira? Quando os portugueses chegaram aqui ficaram impressionados com ela. Seu nome vem do tupi mara kuya ou alimento que se serve na cuia.Na exterior, no entanto, ele é chamado de Flor da Paixão. Mas não se trata de um nome romântico. Na verdade, os portugueses acharam que a flor da planta lembrava a Paixão de Cristo. Lembrem-se que a época da colonização era também a época da inquisição. Toda simbologia era associada ao cristianismo. Mas hoje, claro, todos acham que a Fruta da Paixão é a fruta do amor. Então, vamos usá-la, porque precisamos de mais amor no mundo!

Ingredientes massa: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (chá) de fermento em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 200g de manteiga ou margarina sem sal em temperatura ambiente; 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 ovos; 1 xícara (chá) de suco de maracujá (bata a polpa de 1 maracujá com 250 ml de água e coe); margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar uma forma de furo no meio com 25 cm de diâmetro.
Calda: polpa de 1 maracujá; 1 xícara de açúcar e 1 xícara de água.
Preparo: para a massa, passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que fique cremosa e amarelinha (cerca de 5 minutos em velocidade máxima). Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e acrescente os ingredientes secos peneirados aos poucos, alternando com o suco. A cada adição, bata apenas para misturar. Coloque em uma forma de furo no meio ou outra de sua preferência ( cerca de 26 cm de diâmetro) untada com margarina e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 200°C. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se ele sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Em um prato grande, desenforme-o e cubra com a calda. Calda: leve tudo ao fogo, deixe ferver, abaixe e espere até engrossar (cerca de 5 minutos).