Flores na cozinha, com receita de bolo

A primavera chegou e nos inspira a preparar pratos leves, mais cítricos e por que não floridos? Esse bolo de limão siciliano tem a massa muito fofinha, que pode ser de outros sabores como laranja ou tangerina. As flores comestíveis dão o toque colorido e diferente. Elas podem ser compradas em sacolões ou pela internet em distribuidores. São cultivadas especialmente para alimentação, ou seja, não é para comprar na floricultura não. Tem que ser plantada para ser comestível. Entre as que usei estão flor-de-mel, capuchinha, crisântemo e brinco de princesa. Mas há muitas outras.

As que usei são da Vita Hortifruti.

Cuidados necessários
1. Você só deve usar para comer as flores que conhece bem. Porque a natureza tem flores parecidas e algumas podem ter algum tipo de toxicidade.
2. Não coma flores que vieram de floricultura, ou mesmo de parques urbanos ou canteiros públicos – todas essas poderão estar contaminadas com agrotóxicos e metais pesados. Prefira as orgânicas.
3. As flores são potencialmente alergênicas. Portanto, não é indicada para quem é suscetível a alergias como a pólen, por exemplo.
4. Há diferenças de sabor e composição entre pétalas e miolo.


——————————–
Ana Souza - bolos com flores fotos: Alexsander FerrazAlgumas flores comestíveis
Verbena
Calêndula
Tagetes
Amarelinha
Dedo-de-dama
Pluma de avestruz
Ana Souza - bolos com flores fotos: Alexsander FerrazCapuchinha
Borago
Cravina
Estela
Lavanda
Violeta
Rosa
Ana Souza - bolos com flores fotos: Alexsander FerrazDente de leão
Crisântemo
Calêndula
Acácia
Amor-perfeito

 

 

RECEITA BOLO DE LIMÃO SICILIANO À PRIMAVERA

ingredientes: 3 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 200 gr de manteiga em temperatura ambiente.2 xícaras de açúcar.4 ovos.1 xícara (chá) de leite, raspas de casca de 1 limão siciliano (só a parte amarela). Glacê: 1/3 de xícara de suco de limão peneirado e 1 xícara de açúcar de confeiteiro. Para enfeitar: flores comestíveis à venda em sacolões, empórios ou pela internet.
Preparo: preaqueça o forno a 180ºC. Unte com margarina e enfarinhe uma forma redonda com cerca de 23 cm de diâmetro. Reserve. Peneire a farinha e o fermento. Reserve. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar bata bem até que vire um creme branco e fofo. Vá adicionando os ovos, um a um. Deixe misturar. Alterne farinha e leite e vá batendo em velocidade baixa. Depois de agregar tudo, aumente a velocidade e deixe ficar homogêneo. Desligue e misture com uma espátula as raspas do limão. Despeje na forma untada e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até estar assado. Retire, deixe amornar e desenforme. Glacê: misture os ingredientes e coloque sobre o bolo ainda morno. Enfeite com as flores comestíveis.