Eventos e feiras

Homenagem aos 110 anos da imigração japonesa, com receitas

Dentro das comemorações pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o Okumura Izakaya fará um jantar especial, com pratos que fogem do lugar comum sushi e sashimi e mostram uma outra vertente da culinária dos japoneses. “Vamos mostrar um pouco do que se come em casa, como o Kare Raise, que é um cozido de carne com vegetais e curry, servido com arroz no inverno”, explica Marcio Okumura, que é neto de imigrantes vindos de Wakayama, no litoral do Japão.
O jantar será dia 20 de agosto, com organização da chef Michele Uemura, também neta de imigrantes, de nakano-ken, outra cidade litorânea. Ela conta que na mesa de um japonês não pode faltar gohan, o arroz, que geralmente é acompanhado de uma proteína, na maioria das vezes ,peixe. “Também, consumimos muito o misoshiro (sopinha de pasta de soja) e conservas.”
Santos tem uma estreita ligação com a imigração. Foi no Porto que chegou, em 18 de junho de 1908, o primeiro navio vindo do Japão. Nele, estavam 781 imigrantes. A maioria foi conduzida a postos de trabalho no interior paulista, em lavouras. Porém, aqueles originários de cidades litorâneas preferiram se estabelecer em Santos, onde começaram a trabalhar com a indústria pesqueira.
Izakaya é uma espécie de boteco japonês, nascido para vender bebidas, mas que depois teve agregado comidinhas principalmente para petiscar, acompanhando cerveja e saquê. O menu do dia 20 terá também esse e conceito ainda pouco difundido no Brasil.
Serão sete pratos, entre eles esses quatro que Marcio Okumura ensina os leitores a fazer com as receitas que estão na página. Os pratos são simples e têm como principal características bons ingredientes e molhos típicos japoneses, que dão muito sabor às receitas.
O menu custa R$ 110,00 por pessoa e as reservas devem ser feitas pelo telefone (13) 97411-2133, com a chef Michele Uemura. O jantar será na Rua da Paz, 17.
—————
RECEITAS

 

Maguro Salad
Ingredientes: 30g de atum (3 fatias de 10 gramas); 10g de mix de brotos; azeite e gergelim a gosto; 20ml de molho ponzu (10 ml de shoyu, 5 ml de suco de limão e 5 ml de saquê) .
Preparo: grelhe levemente (para ficar cru dentro) os quatro lados do atum antes de fatiar e monte o prato. Primeiramente, as fatias de atum, depois os brotos, o molho ponzu e finalize com o azeite e gergelim a gosto.
Tamago Trufa
Ingredientes: 1 ovo; azeite trufado e flor de sal a gosto; 2g de massago orange; 10g de crispy de batata doce; farinha de trigo o quanto baste; tempurako e panko para empanar o ovo e azeite de trufa para finalizar.
Preparo: cozinhe o ovo para ainda ficar com a gema mole (por cerca de minutos). Descasque cuidadosamente. Empane passando pela farinha de trigo e depois pelo panko misturado ao tempurako. Frite em óleo abundante e quente. Sirva cortado ao meio sobre o ninho de crispy de batata doce. Finalize com 1 fio de azeite de trufa.
Nasu no missô
Ingredientes: 1 nasube (berijela japonesa) e cebolinha fatiada a gosto. Molho: 2 colheres de sopa de missô; 1 colher de sopa de açúcar; 1 colher de sopa de saquê e gengibre ralado a gosto.
Preparo: coloque a berinjela ainda com casca sobre a chama do fogão. Depois de chamuscada, tire a casca e corte a berinjela em cubos médios. Grelhe esses cubos até ficarem macios. Molho: misture tudo e coloque sobre as berinjelas.
Kare Raise
Ingredientes: 500g de carne picada em cubinhos ou tirinhas (pode ser frango, carne de vaca ou de porco); 1/2 colher de sopa de manteiga; 3 batatas médias descascadas e picadas; 1 cebola média picada; sal a gosto; 2 cenouras descascada e picadas em cubinhos; água para o cozimento; metade do tablete de Curry em pasta (corresponde a 4 cubinhos). Esse curry é vendido em casas de produtos japoneses, como a Oriental House (Rua Luiza Macuco, 213).
Preparo: frite a cebola e depois a carne na manteiga acrescente os legumes picados e a água quente. Mexa um pouco com uma colher para que os ingredientes se misturem, acrescente o sal, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos. Quando as batatas estiverem cozidas, acrescente os cubos de curry e misture até dissolver bem. Sirva com gohan (arroz branco japonês) ou com arroz branco comum.
Yakitori
Ingredientes: 1 espetinho para churrasco de bambu; 1 sobrecoxa de frango sem pele e sem osso, picada em cubos médios. Para o molho Teyaki: 1 copo americano de shoyu; 1/2 copo americano de saquê; 2/3 de copo americano de açúcar.
Preparo molho: leve ao fogo até derreter todo o açúcar e reserve. Montagem: espete os cubinhos de frango, pincele o molho e grelhe em grelha bem quente, pincelando o molho Teryaki.