Bolo Flávia, chocolate branco e preto

Doceria Neide Leite. fotos: Alexsander Ferraz

Neide Leite começou a fazer bolos meio por acaso. Assistia sempre aos programas vespertinos de culinária, que atravessavam a tarde toda. Daí, começou a repetir as receitas de doces que via na tevê e a gostar de confeitaria. Também colecionava receitas de revistas e jornais, como as do Boa Mesa.
Se apaixonou pelo chocolate e começou a fazer bombons e ovos de Páscoa para vender. Foi um sucesso. Mais tarde, há 10 anos, abriu a sua loja de doces em Guarujá e colocou as receitas aprovadas em casa e pelos amigos. Os chocolates deram lugar aos bolos, outra paixão de Neide.
Um deles, o Bolo Flávia (R$ 57m/Kg), nome em homenagem à filha, foi inspirado em uma receita publicada no Boa Mesa da AT Revista há 10 anos. “Eu adorei esse bolo e resolvi adaptar. Como ela levava chocolate charge que tem amendoim, troquei por chocolate meio-amargo”, conta.
Ela guarda a página da revista, com outras do Boa Mesa que coleciona, em uma pastinha. “Já fiz várias receitas daqui, mas o Bolo Flávia é um sucesso na loja. É fazer e vender todo”.
Neide começou trabalhando sozinha na loja, já que tinha medo de que funcionários não seguissem suas receitas testadas à risca. “Depois, crescemos e vi que não dava. Mas treinei uma boa equipe”.
A empresária conta que não usa nenhuma pré-mistura. Tudo é feito na casa. Inclusive, a receita de maior sucesso, baseada num bolo da minha coluna na AT Revista, ela ensina aqui. Anote e faça, porque é muito bom.
SERVIÇO– NEIDE LEITE DOCERIA RUA ANTONIO MIGUEL DOS SANTOS,108, VILA SANTA ROSA, EM GUARUJÁ. FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA-FEIRA A
SÁBADO,DAS 9 ÀS 19 HORAS. TELEFONE: 3384-1150.NO FACEBOOK NOINSTAGRAM, CONTATOPELO@NEIDELEITEDOCERIA
Bolo Flávia
Ingredientes: massa: 8 ovos; 1 xícara de açúcar; 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de chocolate em pó. Recheio de brigadeiro branco: 6 latas de leite condensado; 4 colheres de sopa de farinha de trigo; 4 colheres de sopa de leite ninho; 3 latas de creme de leite com soro). Recheio de Brigadeiro Trufado: 6 latas de leite condensado; 4 colheres de sopa de chocolate em pó; 400 gramas de chocolate meio amargo picado; 3 latas de creme de leite (com soro).
Modo de preparo massa: bata as claras e gemas até crescer e formar uma espuma. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco, desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo e o chocolate em pó. Misture até ficar homogêneo e coloque em forma redonda de 20 cm de diâmetro alta.
Brigadeiro branco: leve ao fogo o leite condensado, o leite ninho e a farinha de trigo e mexa até desgrudar do fundo da panela. Desligue a panela e acrescente o creme de leite.
Brigadeiro trufado: leve ao fogo o leite condensado e o chocolate em pó e mexa até desgrudar do fundo da panela. Desligue a panela e acrescente o chocolate meio amargo picado e o creme de leite.
Montagem: corte o bolo em três discos. Umedeça levemente a massa com achocolatado. Coloque o brigadeiro branco sobre o primeiro disco. Cubra com o segundo disco e coloque metade do brigadeiro trufado. Depois, coloque o terceiro disco e cubra o bolo com o restante do brigadeiro trufado e decore com raspas de chocolate preto, chocolate branco e cerejas.