Torta assada de chocolate

Boa Mesa ATR Torta de Chocolate Assada fotos: Alexsander Ferraz

Hoje é Dia Mundial do Chocolate e para comemorar que tal preparar um doce bem gostoso com esse ingrediente que já era usado pelos antiga civilização maia no México. A torta de chocolate é fácil e tem inspiração na França. Leva poucos ingredientes e não é muito doce, porque usei cacau na massa e chocolate meio amargo no recheio. Se preferir, use o tipo ao leite, que é mais doce, porém tem menos cacau. Mas, certamente, quanto menos açúcar tiver, mais saudável fica. E eu acho até mais gostoso, com mais sabor do próprio chocolate. Já é uma boa receita para as festas de fim de ano. Tem o vídeo com o passo a passo da receita para você assistir.

Ingredientes massa: 1/2 xícara de manteiga gelada sem sal; 1/2 xícara de cacau em pó; 1 xícara de açúcar; 1 xícara de amido de milho; 1 xícara de farinha de trigo e 1 ovo. Recheio: 200g de chocolate meio amargo ou da sua preferência; 200 ml de creme de leite (pode ser de caixinha e desnatado ou sem lactose); 1 colher (café) de essência de baunilha e 2 ovos.
Preparo massa: na batedeira, misture todos os ingredientes. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro com essa massa. Fure-a por inteiro com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos. Enquanto isso, faça o recheio: misture o chocolate picado com o creme de leite e deixe, por 1 minuto, no micro-ondas. Retire e mexa bem para derreter o chocolate e ficar homogêneo (pode ser em banho-maria, no fogão, se preferir). Junte a baunilha e os ovos. Misture bem e despeje sobre a massa preassada. Leve novamente ao forno a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até assar. Sirva quente ou fria, acompanhada de chantili ou sorvete.