Sopa creme de milho com brócolis e queijo

Para mim, esta é a época mais gostosa do ano. Gosto de frio e amo quitutes à base de milho, que está em plena safra. Inspirada por esse clima, preparei essa sopa creme de milho, que aquece o corpo e a alma nas noites frias e
tem o toque do queijo minas padrão. Se preferir, pode usar outro, como os da Serra da Canastra, que são sensacionais. O brócoli confere contraste de cor e nutrientes ao prato, mas você não precisa colocá-lo. Se quiser, troque por ervilhas ou cebolinha verde picadinha.

Ingredientes: 5 espigas de milho ou 600g de milho-verde congelado (não use o de lata, que tem muito sódio e conservantes); 1 litro de caldo de legumes; 1/2 maço de brócoli; 3 dentes de alho; 1 cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de amido de milho; pimenta-branca moída a gosto; noz-moscada ralada a gosto; sal o quanto baste e 200g de queijo minas padrão ralado.
Preparo: separe o brócoli em floretes e lave bem. Ferva água suficiente para cobri-los e cozinhe-os até ficarem al dente. Depois, escalde em água gelada para manter a cor verde. Tempere com sal e azeite e reserve. Cozinhe o milho até ficar macio (se for a espiga, depois de cozida, debulhe-a tirando os grãos com a ajuda de uma faca). Refogue, na manteiga derretida, o alho e a cebola picadinhos. Junte 2/3 do milho cozido e refogue um pouco. Leve esse refogado ao liquidificador com o caldo de legumes e o amido de milho. Bata bem até formar um creme (se preferir, volte esse creme para a panela e esquente, mexendo até engrossar como um mingau ralo). Acerte o sal, tempere com pimenta a gosto e uma pitada de noz-moscada ralada. Junte os grãos de milho reservados e o brócoli. Sirva com o queijo minas padrão ralado.
Rendimento: 4 porções.