Sonho de padaria

União Sonho

Eu sou apaixonada por sonho, daqueles de padaria. Em Portugal, descobri, eles chamam de Bola de Berlim. Achei o nome lindo. A receita é igualzinha a nossa, só muda o nome. Então, anota essa receita e faz da sua casa uma padoca.

Sonho de padaria
Ingredientes: 2 tabletes fermento biológico fresco (30g); 1 colher (chá) açúcar refinado; 1 xícara (chá) leite morno; 1 xícara (chá) farinha de trigo. Massa: 5 colheres (sopa) açúcar refinado; 2 colheres (sopa) rum; 5 gemas; 1 colher (sopa) rasada Manteiga sem sal; 1 xícara (chá) leite morno; 1 colher (chá) rasada sal; 7 xícaras (chá) farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) açúcar de confeiteiro; óleo para fritar. Creme de confeiteiro: 4 gemas; 4 colheres (sopa) rasadas amido de milho; 2 e 1/2 xícaras (chá) leite; 1/2 xícara (chá) açúcar refinado; 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha. Montagem: açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preparo: esponja: dissolva o fermento biológico fresco no açúcar refinado e no leite. Misture a farinha de trigo e reserve até dobrar o volume. Massa: junte ao fermento crescido os ingredientes da massa, pela ordem, sovando bem até que desgrude das mãos. Deixe crescer até dobrar o volume. Abra a massa com cerca de 1,5 cm de espessura, e corte em rodelas com um cortador (6 cm de diâmetro). Reserve, novamente, até dobrar o volume. Frite em óleo, virando uma vez, até crescer e dourar. Escorra em papel absorvente e reserve. Creme de confeiteiro: em uma tigela, misture as gemas com o amido de milho. Reserve. Em uma panela, adicione o leite e o açúcar refinado e aqueça em fogo médio, sem levantar fervura. Adicione delicadamente metade do leite com açúcar na mistura de gemas reservadas, mexendo sem parar para não empelotar. Volte a mistura para a panela com a outra metade do leite, e cozinhe em fogo médio sem parar de mexer, por 5 minutos ou até engrossar. Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha. Transfira para uma tigela e cubra com filme plástico em contato com o creme para não criar película. Reserve. Montagem: abra ao meio as massas reservadas e recheie com o creme de confeiteiro. Repita a operação em toda a massa. Polvilhe os sonhos com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.