Receitas para petiscar no jogo da seleção

Duas dicas de petiscos para assistir ao jogo da seleção brasileira nesta sexta. A inspiração é o Brasil, que tem ingredientes fantásticos como o milho e os derivados de mandioca. Aqui, um dadinho de tapioca com geleia de pimenta e uma quiche de milho verde. Deliciosos. E bom jogo. Sorte pra seleção.

Quiche de milho verde

Ingredientes: massa básica: 2 xícaras de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 125 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos. Para o recheio: 3 ovos grandes; 1/2 cebola cortada; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; sal a gosto; 3 colheres (sopa) de manteiga derretida; 1 xícara de creme de leite ou leite integral; 2 xícaras de milho verde em conserva escorrido; 4 fatias de presunto cru, cortadas em tiras e fritas (para decorar.
Preparo: massa: misture a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Acrescente 1/2 xícara de água gelada aos poucos, até que a massa fique homogênea. Deixe na geladeira, coberta com filme plástico, por 15 minutos. Abra a massa e forre a forma. Depois de recheadas e assadas, as quiches podem ser embaladas frias em filme plástico e congeladas na própria fôrma (se for refratária). Na hora de servir, leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, por dez a 15 minutos. Para saber se a quiche está assada, abra o forno e, com cuidado, balance ligeiramente a fôrma. Se o recheio estiver um pouco mole no centro e mais firme nas laterais, ela está pronta. Recheio: prepare a massa básica e forre com ela uma fôrma quadrada ou redonda, própria para quiche, de 28 cm de diâmetro. Fure a massa com um garfo e leve ao forno moderado (180 °C) por 20 ou 30 minutos ou até ficar firme, sem dourar. No processador, misture bem os ovos, a cebola, a farinha e o sal. Bata até a cebola ficar bem picadinha. Adicione a manteiga e o creme de leite e bata rapidamente. Transfira para uma tigela, acrescente o milho e misture. Despeje sobre a massa pré-assada. Leve de volta ao forno por 40 ou 50 minutos ou até o recheio começar a estufar e dourar. Retire, desenforme e decore com as tirinhas de presunto e sirva quente ou morna.

Dadinho de tapioca

Ingredientes: 500g de tapioca granulada; 500g de queijo coalho ralado; 1 litro de leite integral; 500ml de óleo (da sua preferência) e sal a gosto (mas tome cuidado que o queijo é salgado); pimenta-do-reino preta (moída na hora) a gosto e ½ xícara de chá de geleia de pimenta.
Preparo: coloque a tapioca em uma tigela grande. Leve o leite para ferver. Despeje o leito fervente por cima da tapioca. Tempere com sal e pimenta. Mexa até a mistura ficar cremosa.. Quando estiver morna acrescente o queijo coalho ralado. Mexa até incorporar. Despeje na forma retangular. Cubra com um plástico e leve para a geladeira por aproximadamente 2 horas. Desenforme essa mistura e corte em cubos (ou dadinhos). Coloque o óleo em uma frigideira grande e aqueça. Quando estiver quente frite os dadinhos, aos poucos. Escorra em uma grade. Sirva acompanhados de geleia de pimenta. Rendimento: aproximadamente 60 dadinhos.