Receita de petit gateau do Jacquin

Já que o assunto é França, merecidamente campeã do mundo, vamos dar uma receita francesa feita por um francês quase brasileiro, Erick Jacquin O mais polêmico jurado do MasterChef Brasil  fala sobre a história do Petit Gateau, o bolinho francês, que ele fez ser um sucesso no Brasil. Bom lembrar que na França, esse pequeno bolo chama-se Moelleux au chocolat. Ele ensina a receita e  também fala sua opinião sobre a moda do Grand Gateau. Anote a receita original do chef, que eu experimentei e é uma delícia.

O pequeno bolo

BM- Como foi que você trouxe o petit gateau para o Brasil?
Jacquin- Em 94, a primeira vez que eu vim para o Brasil eu fiz um festival do foie grass. Tinha que ter uma sobremesa, então eu dei o nome de petit gateau (na França, o bolinho de chocolate chama-se moelleux au chocolat), pequeno bolo na tradução. As pessoas me falaram que era muito pequeno, que tinha que ser maior. E virou a sobremesa do Brasil. Eu não imaginava que a palavra francesa ficaria tão famosa.
BM-Hoje tem petit gateau de todos os sabores…
Jacquin- Hoje tem muita gente que faz muita merda. E esse Grand gateau?! Horrível.
BM- Já experimentou, chef?
Jacquin- Não! Coloca um monte de coisa e enfia o picolé. Uma merda. Pra chamar a atenção. Discoteca. Mas uma porcaria. Não tem nada a ver com gastronomia.
——————————————————————

petitgateauRECEITA ORIGINAL DO JACQUIN
Ingredientes: 5 ovos inteiros; 5 gemas ; 170g de açúcar; 100g de farinha de trigo; 250g de chocolate meio amargo e 250g de manteiga sem sal.
Preparo: derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Em uma batedeira, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e, em seguida, junte a farinha peneirada, misturando até obter uma massa homogênea.Unte com manteiga sem sal quatro pequenas formas redondas antiaderentes de 6 cm de diâmetro e reserve em uma assadeira em lugar fresco. Coloque a massa nas formas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 4 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada). Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva com uma bola de sorvete de baunilha. Se a massa estiver na geladeira, tirar 40 minutos antes para que esteja na temperatura adequada para ir ao forno. Unte as forminhas somente com manteiga. Nunca deixe a massa já na forminha na geladeira, pois isso dificulta na hora de desenformar. O tempo de validade da massa crua, sob refrigeração, é de cinco dias.