A nutricionista Andrea Asorey elaborou quatro receitas para curtir os jogos da Copa do Mundo. Elas também remetem a esse período junino. O diferencial é que são preparações que primam pela alimentação saudável e que incluem ingredientes que agregam funcionalidade aos pratos, trazendo efeitos benéficos ao nosso organismo.
“O smoothie traz funcionalidades fantásticas, com seus ingredientes”, diz. Ela explica que a aveia, por exemplo, além das fibras insolúveis, possui a riqueza da betaglucana, que têm efeitos positivos relacionados à melhora de glicemia e à proteção contra infecções. O cereal também é rico em minerais e ajuda no processo digestivo.
A bebida ainda tem casca de limão, que tem mais nutrientes do que a própria fruta. “Principalmente os monoterpenos limoneno e beta-pineno, utilizados para melhora dos sintomas relacionados à gastrite.”
Andrea diz que temos contato com substâncias nocivas a todo momento. “Porém, nosso corpo é tão perfeito que possui funções de detoxificação. A maior parte dessa função é executada no fígado. A nutrição correta irá fornecer todas as armas para que ele consiga eliminar essas substâncias nocivas. Os glicosinolatos, compostos bioativos presentes no repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, agrião, rúcula, possuem a capacidade de acelerar a eliminação de substâncias estranhas pelo fígado”.
Ela ressalta que outros componentes como a curcumina presente no açafrão-da-terra, flavonoides, no alecrim, e as catequinas do chá verde (matchá) possuem um elevado efeito antioxidante e anti-inflamatório, o que irá auxiliar na destoxificação hepática.
Apesar do milho ser muito nutritivo, a farinha perde parte dos benefícios desse cereal que é a cara do Brasil e tem um aroma tipicamente junino.
Para auxiliar em relação as fibras, que se perdem no processamento da farinha, a receita de cuscuz adiciona a biomassa de banana verde, aveia e gergelim.
“Esse trio possui fibras muito interessantes. A biomassa, rica em amido resistente, é um alimento prebiótico, auxilia na regulação da flora intestinal. O gergelim tem minerais (cálcio, ferro) e vitaminas (principalmente complexo B e E) além de ácidos graxos do bem – ômega 3, 6 e 9”.
Finalizando, para substituir torradas e biscoitos, Andrea usou mandioquinha e cenoura para ser a base de canapés de guacamole.
Na receita do bolinho, Andrea usou milho verde, óleo de coco e açúcar demerara, que é menos refinado.

RECEITAS

Smoothie verde e amarelo

Ingredientes: 2 e 1/2 xícara de cubos de manga (congelados) ou 1 manga inteira; 2 colheres (sopa) de água; 200ml de leite de coco; 1/4 de xícara de mel; 1 colher de sopa de aveia; 1/2 colher de chá de casca de limão (ralada); 3 kiwis maduros, descascados e cortados; 3 folhas de couve orgânica; 1 colher de sopa de Matchá; 2 colheres de sopa de água; 2 xícaras de cubos de gelo.
Preparo: coloque no liquidificador a manga, metade da medida do leite de coco, 1 c de sopa de aveia, a água, limão e mel. Processe até ficar homogêneo. Distribua essa mistura em 4 taças e leve ao congelador. Lave o recipiente do liquidificador e coloque o restante do leite de coco, os kiwis, a couve, o Matchá, a água e o gelo. Bata até ficar homogêneo. Coloque essa mistura por cima da primeira. Sirva gelado.

Cuscuz junino funcional

Ingredientes: óleo de coco (para untar a forma); 2 ovos cozidos; 1 tomate em rodelas (para decorar); Coentro picado (opcional); 1 lata de sardinha (opcional); 1 cebola picada; 1 cenoura pequena em cubos, cozida no vapor (al dente); 1 punhado de vagem picada, cozida no vapor; ½ xícara (chá) de ervilha fresca (ou congelada); 1/2 xícara (chá) de milho fresco cozido (ou congelado); 2 palmitos picados (opcional); 1/2 xícara de aveia em flocos; 1/2 xícara de gergelim; 1 xícara de farinha de milho; 1/2 xícara de biomassa de banana verde; 1 colher de chá de sal rosa ou marinho; 1 colher de chá de cúrcuma; 1/2 colher de café de páprica picante e <QA0>
300ml de água.
Preparo: unte uma cuscuzeira ou forma de anel (com furo central), com óleo de coco. Decore o fundo com ovos cozidos em fatias, a sardinha (opcional), tomate e coentro picado (opcional). Reserve. Numa panela, refogue a cebola com um pouco de água. Acrescente a cenoura, a vagem, a ervilha, o milho , o palmito (opcional), o gergelim e a biomassa. Acrescente a água aos poucos e tempere com o sal, a cúrcuma e a páprica. Adicione a aveia e a farinha de milho e mexa bem, até homogeneizar. Cozinhe até desgrudar do fundo da panela (se ficar muito seco, acrescente mais água (aos poucos). Desligue o fogo. Passe a massa do cuscuz para a forma, apertando bem. Espere esfriar e desenforme.

Minibolo de milho

Ingredientes: 200g de milho cozido; 1 xícara (chá) de farinha de milho; 4 colheres de sopa de óleo de coco; 1 xícara de açúcar demerara ou mascavo; 3 ovos; 1 colher de sopa de fermento; 1 colher de sopa de whey Protein de baunilha (opcional).
Preparo: bata todos os ingredientes, exceto o fermento, no liquidificador. Adicione o fermento e misture com cuidado. Coloque em forma de minicupcake e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos a 180 graus.

 

Canapés de guacamole

Ingredientes: Guacamole: 1 abacate médio maduro; 1 tomate pequeno sem pele e sem semente (opcional); 1 dente de alho; 1/2 cebola média; 1 colher de sopa de azeite de oliva (acidez inferior a 0,5%, garrafa escura); 1/2 limão (suco); pimenta sem semente a gosto (pode ser malagueta, dedo-de-moça, de cheiro ou calabresa) – opcional; ervas finas a gosto (orégano, manjericão, salsa. que podem ser frescas ou desidratadas); sal marinho a gosto (pouco). Canapés: 2 cenouras grandes cortadas em fatias de 0,5cm no sentido diagonal; 2 mandioquinhas grandes cortadas em fatias de 0,5 cm no sentido diagonal.
Preparo: abra o abacate ao meio, tire o caroço. Remova toda a polpa, em seguida corte-a em pedaços Amasse bem com um garfo. Corte o tomate, a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados). Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor). Tempere com limão, azeite de oliva, sal e as ervas finas. Base de cenoura. Canapés: cozinhe as fatias de cenoura e mandioquinha no vapor por 3-5 minutos para ficar al dente. Aguarde esfriar. Sirva a guacamole sobre as fatias de cenoura e mandioquinha