Café da manhã especial para o Dia das Mães

Prato dia das mães para o Boa Mesa da AT Revista. foto ALEXSANDER FERRAZ

Que tal preparar um café da manhã especial para sua mãe no dia dela? Aqui tem três receitas deliciosas para o domingo começar melhor. Uma panquequinha de chocolate, um bolo de limão com iogurte e calda de cerejas e ainda um smoothie de coco com manga.

Ingredientes bolo de limão com calda de cereja: massa: 100g de margarina sem sal; 1 xícara de açúcar; 1 xícara de farinha de trigo peneirada; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 1/2 xícara de iogurte desnatado, 1/2 raminho de alecrim picadinho (só as folhinhas) e raspas de casca de 1 limão. Calda: 50g de cereja em calda. Panqueca de chocolate: 1 xícara de leite; 2 colheres (sopa) de margarina derretida; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó; 2 colheres (sopa) de açúcar;
1 xícara de farinha de trigo e 1 colher (chá) de fermento em pó. Cobertura: doce de leite.
Preparo bolo: na batedeira, bata a manteiga até ficar branca e cremosa. Junte o açúcar e bata até misturar. Junte os ovos, um a um. Acrescente o iogurte e a farinha peneirada, alternando os dois. Bata até ficar homogêneo. Misture com uma espátula o fermento, o alecrim e as raspas de limão. Coloque em forminhas ou então em uma forma de 20 cm de diâmetro untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até estar assado. Enfie um palito, quando sair limpo, está pronto. Calda: leve a calda ao fogo baixo até reduzir e engrossar (é rápido, cerca de 3 minutos). Sirva sobre o bolo e enfeite com um raminho de alecrim.
Panqueca: misture tudo. Unte uma frigideira antiaderente com margarina e leve ao fogo. Quando esquentar, coloque porções da massa, abaixe o fogo. Quando começar a fazer bolhinhas na superfície, vire com uma espátula. Deixe rapidamente e retire, Para a cobertura, esquente o doce de leite em banho-maria ou no micro-ondas para amolecer e ficar mais cremoso. Sirva com as panquecas.

Smoothie de coco e manga

Ingredientes: 200 ml de leite de coco; adoçante, mel ou açúcar a gosto; 1 xícara de gelo. Creme de manga: 1/2 manga e 1/4 de xícara de água.

Preparo: bata a manga com a água no liquidificador e coloque no fundo de um copo u garrafinha. Bata o leite de coco com gelo e adoce. Bata bem e coloque sobre o creme de manga. Sirva gelado.