Caçarola vegetariana com ovos

shutterstock_278801741 boa mesa

O ovo é um ingrediente maravilhoso. Versátil, faz receitas deliciosas e geralmente práticas. E sempre temos ovos em casa. Oso ovos dão liga a massas, sustentam tortas e suflês, enfofam bolos, engrossam molhos e, podem sim, ser o prato principal.
De tão respeitados diz-se que cada dobra do chapéu dos chefs de cozinha (toque blanche) representa uma forma diferente de prepará-los. Mas atenção, não importa como os ovos são feitos quando são cozidos demais, a coagulação excessiva das proteínas força a água para fora e ficam ressecados. Então, fique de olho no cozimento. Aqui, uma receita que leva legumes como abóbora, alho-poró, especiarias e ervas frescas e recebe como gran finale os ovos. Prático para uma refeição de última hora.

Ingredientes: 1 abóbora cabocha grande sem casca cortada em cubinhos, 1 cebola picadinha, 1 talo de alho-poró finamente picadinha, 1 tomate picado, 1 talo de salsão finamente fatiado, 1 xícara de cogumelos paris finamente fatiados; 2 dentes de alho, 1 colher (café) de cúrcuma (açafrão-da-terra), pimenta moída a gosto; 1 pitada de noz-moscada, 1 colher (café) de páprica doce ou picante, sal a gosto; azeite o quanto baste;  2 colheres  (sopa) de salsinha picada e 2 colheres  (sopa) de cebolinha picada e 5 ovos.

Preparo: em uma frigideira ou caçarola grande, coloque 1 fio de azeite e junte o alho poró, o salsão, a cebola, o tomate e o alho. Tempere com sal e já coloque a pimenta, a cúrcuma, a noz-moscada e a páprica. Deixe refogar um pouco e junte a abóbora. Coloque 1 xícara de água quente e mexa. Deixe cozinhar até ficar macia. se preciso, coloque mais água. Corrija o sal e a pimenta. Coloque as ervas e mexa, quebre os ovos um a um em uma xícara e coloque na panela. Tempere os ovos com sal e pimenta. Abaixe o fogo no mínimo, tampe a panela e deixe os ovos cozinharem até as claras estarem firmes e a gema ainda cremosa (cerca de 4 minutos). Sirva quente.