Aprenda a fazer leites vegetais

Derivados de cereais e sementes, os chamados leites vegetais têm ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados e principalmente nas receitas caseiras.
Segundo a coach em emagrecimento da Dieta Vitória, nutricionista Angelica Croccia, os leites vegetais são grandes aliados para quem faz uso de dietas que restringem produtos de origem animal, como é o caso dos veganos.
E também para quem tem intolerância ou alergia à lactose, ou a outro elemento presente nos leites animais, ou ainda simplesmente para quem deseja experimentar outras formas de leite.
“Geralmente, há pouca variedade de leites vegetais disponíveis nos supermercados comuns, e quando são encontrados, apresentam um preço bem elevado. Outra desvantagem dos leites vegetais industrializados é que quase sempre apresentam conservantes, corantes, açúcar e adoçantes, o que faz muitas propriedades desses leites se perderem. Por isso, o ideal é prepará-los em casa.”
processo
O processo para obter leite de diferentes tipos de grãos e cereais é bem parecido. Na maioria das vezes é necessário deixar o grão ou cereal de molho durante algumas horas, bater com água e coar, porém não é regra. Em alguns casos não é necessário nem deixar de molho ou ainda coar, tornando o processo mais prático.
“O leite de coco é o queridinho do momento, pelo seu sabor e cremosidade. Porém, é o mais calórico”, diz Angelica. A nutricionista explica que os leites vegetais mais baixos em carboidratos são elaborados a partir das oleaginosas, como nozes e amêndoas. Já o leite de arroz, depois do leite de soja, costuma ser o mais em conta e fácil de encontrar pronto.
“O leite vegetal é rico em carboidrato e livre de lactose, colesterol e de uma proteína chamada caseína (presente no leite de origem animal). Por essas razões, dificilmente esse tipo de bebida causa alergia ou desconfortos gástricos. Têm fácil digestão”.
Confira então algumas receitas ensinadas pela coach em emagrecimento e experimente prepará-las em casa.

Leite de amêndoas
Ingredientes: 1 xícara de amêndoas sem sal e cruas (pode ser qualquer outra oleaginosa como castanha de caju, castanha do Brasil etc); 2 a 4 xícaras de água filtrada ou água de coco, caso queira mais docinho (a proporção varia conforme queira o leite mais concentrado ou diluído).
Preparo: deixe as amêndoas de molho na água de um dia para o outro e depois bata tudo no liquidificador por 1 a 2 minutos. Coe em um pano ou coador convencional. Conserve o leite em geladeira e consuma em até 3 dias.
Dica: você pode usar o resíduo do leite para incrementar massas de bolo.
Rendimento: 1 litro

Leite de aveia
Ingredientes: 1 litro de água morna; 1 xícara (chá) de farelo de aveia; 1/4 de xícara (chá) de aveia em flocos; 5 gotas de essência ou extrato de baunilha; adoçante a gosto (opcional).
Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 a 2 minutos. Coe com um pano ou coador convencional. Conserve o leite na geladeira e consuma em até 3 dias.
Dica: você pode usar o resíduo do leite para incrementar massas de bolo, cookies ou panquecas.
Rendimento: 1 litro
Leite de coco
Ingredientes: 1 polpa de coco seco cortada em pedaços e 700 ml de água morna.
Preparo: bata a polpa do coco com a água no liquidificador por 3 minutos. Coe em pano fino ou coador convencional. Conserve o leite em geladeira e consuma em até 3 dias. A polpa de coco que restou no coador pode ser aproveitada para fazer uma farinha de coco, biscoitos ou até mesmo um coco ralado. Basta levá-lo ao forno ou frigideira e mexer constantemente, para evitar que queime. O ponto ideal é quando ele estiver sequinho e soltinho. Dica: para retirar a casca do coco, primeiramente, faça um furo e retire a água de dentro do coco. Preaqueça o forno, coloque o coco em uma assadeira e leve-o ao forno por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, retire o coco do forno, espere esfriar e retire a casca com toda a facilidade. Se quiser, utilize o auxílio de uma faca (mas com cuidado). A polpa vai sair facilmente e você pode utilizá-la mesmo com aquela película marrom que a envolve.
Rendimento: 1 litro.
Iogurte vegano de coco
Ingredientes: 200 ml de leite de coco; 1 banana; 1 fatia de mamão; 1 colher de sopa de abacate; 1 colher de sopa de farinha de coco.
Preparo: bata tudo no liquidificador. Se quiser, polvilhe farelo de aveia ou castanhas picadinhas.