Arroz de Braga, receita santista

Arroz de Braga Boa Mesa - AT fotos: Alexsander Ferraz

Se alguém pede por arroz de Braga em Portugal e até mesmo em Braga, cidade histórica do Minho, os garçons riem. Afinal, não há esta receita nos menus do país. Apesar de ter feito fama no Brasil como sendo portuguesa, ela foi criada em Santos, segundo escreveu Olao Rodrigues, autor do Almanaque de Santos, de 1969.
Teria sido inventada por um dono de restaurante da Rua Itororó, no Centro, em um fim de noite, para clientes que chegaram tarde da noite, quando a cozinha já estava por encerrar os serviços. Ele, então, improvisou usando os ingredientes que sobraram: linguiça, frango, arroz. A receita fez sucesso, entrou no menu e foi copiada por outras casas, inclusive de São Paulo, onde ganhou o Brasil. Abaixo vídeo e receita que eu fiz com algumas diferenças, claro. Coloquei pimenta biquinho e queijo coalho para dar mais um toque de Brasil. É um prato perfeito pro domingão!!

Arroz de Braga
Ingredientes: 2 xícaras de arroz; 4 xícaras de água; 1 peito de frango sem pele e osso cortado em cubos,  suco de 1/2 limão; 150g de bacon picado;  azeite o quanto baste; 1 cebola picada; 2 dentes de alho; 2 folhas de louro;  pimentas biquinho a gosto; ; 1 linguiça calabresa em rodelas;  1/3 de repolho médio ou 1 pequeno cortado grosseiramente; 2 tomates picados sem pele; salsinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara de ervilhas frescas  e 100g de queijo coalho em cubos.
Preparo: Em uma panela coloque o frango temperado com sal e pimenta, suco de limão e refogue no azeite. Junte o bacon e a calabresa em rodelas. Refogue bem nessa gordura a cebola picada, o alho picado, o louro, o tomate e 1 colher de chá cheia de sal. Acrescente a esse refogado o arroz e a água e os louros. Deixe ferver. Abaixe o fogo e tampe a panela. Quando estiver quase seco (uns 15 minutos), coloque os outros ingredientes (ervilha, queijo, pimenta biquinho). Se achar necessário coloque um pouco mais de água. No final coloque a salsinha picada e mexa com um garfão para misturar. Enfeite com ovos cozidos e um fio de azeite.

1 thought on “Arroz de Braga, receita santista

Comments are closed.