Musse de chocolate com pistache

De alimento dos reis astecas a produto desejado por crianças e adultos, o chocolate é o queridinho de todas as idades. Porém, a tendência mundial é que não basta ser delicioso, tem de fazer bem para o corpo. Afinal, o chocolate com alto teor de cacau é repleto de antioxidantes benéficos ao organismo.
Nessa toada, surgem cada vez mais no Brasil os chamados bean-to-bar –da amêndoa de cacau à barra, ou seja, o chocolate é feito desde a seleção do cacau até a fabricação por uma mesma pessoa.
Há produtores que vão colher cacau silvestre, que nascem espontaneamente à beira dos rios amazônicos como Luisa Abram e suas barras que fazem sucesso na Europa. De sua minifábrica saem preciosidades como 70% cacau Rio Puru.
Claro, é preciso treinar o paladar para distinguir tamanha qualidade. Por isso, também surgem as degustações de chocolate e as lojas vendendo esses chocolates premium. Fabio Portugal, chocolatier proprietário da Origens Chocolates, em Guarujá, é um dos que vêm se dedicando a difundir essa nova cultura do chocolate de qualidade. “Quero apresentar às pessoas o que o Brasil tem produzido, que é muito bom, além, claro, de produtos importados de qualidade.” Ele tem promovido, com sucesso, degustações.
Segundo dados da Consultoria Euromonitos, o Brasil é o terceiro maior consumidor de chocolates do mundo, perdendo para Estados Unidos e Alemanha. Os brasileiros consomem 2,8 Kg de chocolate por ano, mas a expectativa é de haja crescimento de 10% este ano.
A grande diferença do mercado brasileiro para os outros é a sazonalidade. Grande parte do consumo se dá agora na Páscoa, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, acontece diluído por todo ano.
E para estar sempre em alta, quem produz chocolate tem de estar sempre inovando. Na época da Páscoa é preciso lançar novidades, mostrar diferenciais.

Anote então uma receita de musse de chocolate com pistache.

RECEITA DE MUSSE DE CHOCOLATE COM PISTACHE

Ingredientes: 200g de chocolate meio-amargo picadinho; 100 g de manteiga; 4 ovos; 4 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de whisky (opcional). Cobertura pistache picado a gosto.
Preparo: separe as claras das gemas. Numa panela pequena, coloque o chocolate, a manteiga e o café. Leve ao banho-maria, mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Desligue o fogo e reserve. Na tigela maior da batedeira, junte o açúcar e as gemas e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido e bata bem. Acrescente o whisky e bata mais um pouco. Na tigela menor, coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore 1/3 das claras em neve à mistura de chocolate e mexa bem. Incorpore o restante das claras delicadamente, porém sem demora. Transfira a musse para taças individuais ou para uma tigela grande e leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Sirva gelada soberto com pistache picado. Rendimento: 6 porções.