Abóbora recheada ao forno

Abóbora Recheada fotos: ALEXSANDER FERRAZ

Essa é uma receita light e deliciosa para incluir no menu da semana. Abóbora é um legume muito versátil e recheada fica ainda mais gostosa. Ela é rica em betacaroteno, um antioxidante poderoso.

Ingredientes: 1 abóbora tipo paulista ou menina ou de pescoço; 300g de peito de frango sem pele; 1 folha de louro; 3 colheres (sopa) de requeijão light; 1/2 cebola picada; 2 dentes de alho picados; salsinha a gosto picada; 1 colher (chá) de orégano: sal a gosto; pimenta moída a gosto; 1 fio de azeite e 50g de queijo parmesão ralado.
Preparo recheio: coloque um litro de água para ferver com 1 folha de louro e 1 colher (chá) de sal. Quando ferver, coloque o frango e deixe cozinhar. Após cozido, espere amornar e desfie. Reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o frango, tempere com o orégano, pimenta e sal a gosto. Desligue, deixe esfriar, misture a salsinha e o requeijão. Lave bem a abóbora, corte-a ao meio, tire as sementes e leve ao micro-ondas por cerca de 6 minutos ou até estar macia por dentro (se preferir, asse no forno embrulhada em papel-alumínio ou cozinhe no vapor). Tire um pouco da polpa da abóbora, amasse e misture ao frango. Encha os dois lados da abóbora com o recheio e polvilhe parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200°C até gratinar.

Ingredientes pudim:2 colheres (sopa) de semente de chia; 150 ml de leite de coco e 4 gotas de adoçante. Calda: 1 colher (sopa) de gojiberry; 5 colheres (sopa) de água e mirtilos para enfeitar.
Preparo: misture a chia, o leite e o adoçante. Coloque em uma taça e deixe na geladeira de um dia para o outro. Cobertura: leve a água com a gojiberry ao fogo em uma panelinha até a fruta amolecer. Espere esfriar e coloque sobre o pudim já firme. Enfeite com mirtilos, amoras, framboesas ou morangos. Eu usei mirtilo.
Dica: se preferir, adoce com mel ou açúcar (mas, nesse caso, deixa de ser diet).