Receitas para a ceia de Natal

Ceia de Natal Obba Saladaria. fotos: Alexsander Ferraz

Agradar a família com um ceia saborosa e que não seja repetitiva é um desafio. Para ajudar, o Obba! Gastronomia criou uma ceia a convite do Boa Mesa. Diferente, tem ingredientes funcionais com pratos leves, que combinam s com nosso clima de verão. O chester, já uma tradição natalina ganha outros ares com molho de laranja e maçãs recheadas. De entrada, uma quiche sem glúten, feita com grão-de-bico e ricota. Uma delícia superleve. Para a sobremesa, um pudim de tapioca, sem açúcar, com calda de hibisco, que tem propriedades que ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Anote!

Chester ao molho de laranja e champagne com maçãs verdes recheadas de passas e nozes
Ingredientes: 1 chester (em torno de 3 kg); 1/2 garrafa de champagne; 2 xícaras (chá) de suco de laranja; 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga; 1/2 xícara (chá) de salsinha picada; 5 maçãs. Acompanhamentos: 200 gramas de uva passa; 100 gramas de nozes picadas ou trituradas; 100 ml de champagne e 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou demerara.
Preparo: tempere o chester com o champagne e laranja no dia anterior. Misture a margarina ou manteiga à salsa e passe em toda a carne. Coloque numa assadeira com um pouco do líquido resultante deste tempero. Separe uma parte desse líquido em um copo. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200ºC por duas horas, mas molhando o chester por duas ou três vezes neste período em que assa. Retire o papel alumínio, junte as maçãs e deixe dourar por mais 30 minutos. Acompanhamento: coloque as uvas passas no champagne com o açúcar mascavo ou demerara e deixe de molho por meia hora. Faça uma cavidade no centro das maçãs e retire um pouco da polpa. Recheie as maçãs com as passas e leve ao forno para assar, na última meia hora do chester. Use as nozes para decorar.

Quiche de grão de bico com ricota e espinafre
Ingredientes: 250g de grão-de-bico; 200g de farinha de arroz; azeite; alho; 1 maço de espinafre picado; 250g de ricota; 50g de creme de ricota; hortelã; manjericão; salsa e chia.
Preparo: massa: triture o grão-de-bico no liquidificador até virar uma farinha. Misture a farinha de arroz e todos os condimentos (salsa, cebola, hortelã, cebolinha e chia) à massa que se formou. Despeje azeite para dar a liga da massa. Se necessário, acrescente meio copo de água, para formar uma massa homogênea. Unte a forma com azeite e Molde a massa em uma forma de aro removível (com 25 cm de diâmetro). Recheio: refogue o alho. Acrescente o espinafre e deixe refogar por mais alguns minutos. Reserve-o. Rale a ricota e acrescente a ela o creme de ricota com cebola, salsa, hortelã e manjericão. Misture tudo é, depois, acrescente o espinafre refogado. Preencha a quiche com este recheio. Salpique o parmesão e leve ao forno por 5 minutos em temperatura de 180 graus.

 

Pudim de Tapioca com Calda de hibisco sem açúcar
Ingredientes: 500g de tapioca granulada; 1 litro de leite desnatado; 1 xícara de coco ralado; 200 ml de leite de coco; 1 colher de sopa de xilitol. Calda de Hibisco: 2 colheres de sopa de hibisco; 2 xícaras de água e 1 colher de sopa de xilitol.
Preparo: em uma panela coloque a tapioca com o leite desnatado e adicione o leite de coco, coco ralado e o xilitol. Em fogo médio, mexa tudo até engrossar. Unte a forma com óleo vegetal e despeje a massa do Pudim e coloque para gelar. Calda: junte todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver até reduzir como uma calda.