Boa Mesa AT Revista Pao de Laranja foto ALEXSANDER FERRAZ

Que tal preparar um perfumado e rico pão de laranja para o lanche? A massa, amanteigada, fica deliciosa e tem um aroma incrível. Eu fiz na batedeira, mas se você preferir pode sovar na mão. A cobertura de açúcar com cascas de laranja dá o toque final. Ele é uma dica para aquele café da tarde no dia de Natal.

Ingredientes: 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1/2 xícara de açúcar; 10g de fermento biológico seco; 2 ovos e 1 clara; 6 colheres (sopa) de água morna; 1 pitada de sal; 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente; raspas de casca de 1 laranja (só a parte amarela) e 1 gema para pincelar. Cobertura: 1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro e suco de 1/2 laranja.

Preparo: na batedeira, com gancho para massas pesadas, coloque todos os ingredientes da massa, exceto a gema para pincelar. Bata por 10 minutos até obter uma mistura macia e homogênea. Se não tiver batedeira, é preciso sovar bem com as mãos. Deixe descansar por duas horas em local protegido de vento e coberta com pano ou plástico. Depois desse tempo, divida a massa em três. Enrole como uma cobra cada parte e faça uma trança com as três partes. Coloque em uma forma com furo no meio (25 cm de diâmetro). Deixe descansar, coberta, por mais uma hora. Pincele gema e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 a 40 minutos ou até dourar. Retire, deixe amornar e desenforme. Para a calda, misture o açúcar com o suco de laranja e cubra o pão ainda morno.