Sonho de padaria

Quem resiste a um sonho recheado, ou bolas de Berlim, como é chamado em Portugal? Eu não! Adoro. Acho que é herança do meu pai, que era um apaixonado por sonhos de padaria. Aqui, uma receita com recheios de doce de leite e de creme de confeiteiro (o meu preferido). Anota e faz em casa no feriado de Dia das Crianças, todo mundo vai gostar!

Ingredientes massa: 3 e 3/4 de xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de água morna; 1/2 xícara de leite quente; 1/3 de xícara de açúcar; 1/3 de xícara de manteiga; 1 colher (chá) de sal; 3 gemas; 2 tabletes  de fermento biológico fresco (30g)  ou 1 pacotinho (10g) de fermento biológico seco. Recheio doce de  leite: 1 lata de leite condensado. Recheio creme de confeiteiro: 500 ml de leite; 1 xícara de açúcar; 5 gemas; 3 colheres (sopa) de amido de milho; 1 colher (sopa) farinha de trigo e 2 colheres (chá) de extrato de baunilha. Para polvilhar: açúcar de confeiteiro.

Preparo massa: misture o leite quente, o açúcar, o sal e a manteiga. Deixe amornar. Dissolva o fermento na água morna (não quente) e junte à mistura de leite. Depois, junte as gemas e 2 xícaras de farinha. Leve à batedeira (com pá de gancho) e bata por  2 minutos. Aos poucos, vá juntando  a farinha restante. Bata até a massa ficar leve e homogênea (cerca de 10 minutos). Cubra com um pano seco e deixe dobrar de volume (por 40 minutos mais ou menos). Depois deste tempo, abra a massa com rolo com espessura de 1 cm. Corte com cortador redondo (pode ser pequeno, médio ou grande, dependendo do tamanho do sonho que você quer). Disponha em uma superfície em que tenham espaço para crescer. Cubra e deixe dobrar de volume novamente. Esquente bastante óleo (não deixe muito quente para que o sonho cozinhe por dentro também). Frite os sonhos, um a um, virando-os até dourarem. Escorra em uma grade. Deixe esfriar, faça uma abertura no meio, com auxílio de uma tesoura, coloque o recheio desejado e feche. Passe por açúcar de confeiteiro. Recheio de doce de leite:  cozinhe a lata de leite condensado por 40 minutos em panela de pressão (assim que apitar, abaixe o fogo). Deixe esfriar totalmente antes de abrir a lata. Creme de baunilha (de confeiteiro): misture as gemas com açúcar, amido e farinha. Esquente o leite. Misture uma concha do leite quente com os ovos e mexa bem.  Junte ao restante do leite, coloque a baunilha e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar como mingau. Deixe esfriar com  um papel filme aderido ao creme para não formar uma película.

Rendimento: 24 sonhos de tamanho médio.