Pene integral com bacalhau, brócolis e tomates confitados

Uma dica para a Semana Santa com influência mediterrânea:  macarrão pene integral (mas pode usar o tradicional) com bacalhau e muito sabor. Como é uma massa com ranhuras, o pene absorve muito o gostinho delicioso do peixe e dos temperos. Os tomatinhos e o alho confitados no azeite, ou seja, cozidos em baixa temperatura, ficam supersaborosos.

Ingredientes: 400g de bacalhau em lascas; 1/2 pimentão vermelho em fatias finas; 200g de azeitonas pretas; 1/2 maço de brócolis cortado em floretes e cozido; 1 folha de louro; 6 dentes de alho fatiados finamente; 1 cebola fatiada finamente; 20 tomates-cereja; 1 xícara de azeite; salsinha picada; 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional); sal a gosto e 500g de pene integral.
Preparo: compre o bacalhau já em lascas e dessalgue por 24 horas em água gelada, trocando a água a cada oito horas e mantendo na geladeira. Em uma frigideira pequena, coloque o azeite, os alhos cortados em lâminas, a folha de louro e os tomates. Ligue o fogo no mínimo possível e deixe por cerca de quatro minutos. Não ferva o azeite. Se ferver, desligue. Mantenha os tomates e os alhos nesse azeite até esfriar. Em uma panela ou frigideira grande, coloque somente o azeite usado nos tomates (reserve os alhos e os tomates). Depois, a cebola e o pimentão, e deixe refogar rapidamente. Junte o bacalhau e refogue até cozinhar. Acrescente a pimenta, os brócolis cozidos e, na sequência, o pene cozido al dente. Mexa bem. Acerte o sal e finalize com salsinha picada. Sirva com os tomates e alhos cozidos no azeite e as azeitonas.
Rendimento: 4 porções.