Escondidinho de bacalhau

O rei da Semana Santa é, sem dúvida, o bacalhau. Costume herdado dos colonizadores, o peixe salgado é a estrela da mesa. Não precisamos lançar mão das postas e lombos, que são mais caros, para preparar belos pratos. Podemos comprar o bacalhau já em lascas, que tem preço bem mais em conta e rende muito, pois já vem limpo. Aqui,  uma versão  com creme de mandioca e queijo, para quem ama os gratinados.

Ingredientes bacalhau: 400g de bacalhau em lascas; 1 pimentão vermelho picado em cubinhos; 1 cebola picada em cubinhos; 4 dentes de alho picados; 100g de azeitonas pretas sem caroços fatiadas; salsinha picada a gosto e 1/2 xícara de azeite. Creme de mandioca (cobertura): 400g de mandioca sem casca e sem fiapos cozida bem macia; 100g de creme de leite; 300g de queijo parmesão ralado grosso; sal, pimenta-branca moída e noz-moscada ralada a gosto.
Preparo: dessalgue o bacalhau (já comprado em lascas) por 24 horas, trocando a água a cada oito horas e sempre mantendo na geladeira. Retire pele ou espinha que eventualmente tenha sobrado – geralmente, quando comprado em lascas, o bacalhau já vem limpo.Coloque metade do azeite em uma frigideira grande e refogue a cebola, o alho e o pimentão. Tempere com um pouco de sal e pimenta moída. Junte o bacalhau
e refogue mais até estar cozido. Acrescente as azeitonas, a salsa e o restante do azeite. Mexa e experimente o sal. Para o creme de mandioca, bata no liquidificador a mandioca com uma concha da água do cozimento e mais o creme de leite. Deixe virar um creme. Coloque em uma tigela e misture 200g de queijo parmesão e tempere com noz-moscada, pimenta-branca moída e, se necessário, sal. Em uma travessa que possa ir ao forno, disponha a mistura de bacalhau e cubra com o creme de mandioca. Polvilhe o restante do parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos. Se tiver grill, use-o para gratinar.
Rendimento: 3 porções.