Polvo Mediterrâneo para Sexta Santa

A Semana Santa está se aproximando e já é hora de pensar no cardápio. Uma sugestão é o Polvo Mediterrâneo, que leva batatas, alho, azeitonas e tomates. Simples
e delicioso. Para acompanhar, arroz branco é perfeito.

Ingredientes: 1 kg de tentáculos de polvo; 1 folha de louro; 1 cebola pequena; 100 ml de vinho branco seco; 4 dentes de alho; azeite e sal o quanto baste; 20 tomates cereja; 20 azeitonas pretas; 600g de batatas bolinha e salsinha ou coentro picado.
Preparo: na panela de pressão, coloque os tentáculos, a cebola sem casca, 1 dente de alho sem casca, a folha de louro e o vinho. Tampe e leve ao fogo alto. Quando apitar, abaixe o fogo e deixe de 25 a 30 minutos. Desligue, espere a pressão sair completamente e retire os tentáculos. Coe o líquido que formar e reserve. Cozinhe as batatas com esse líquido e complete com água até cobri-las. Cozinhe-as até ficarem macias. Em uma frigideira, coloque azeite e esquente. Refogue três dentes de alho picados e acrescente as batatas, os tomatinhos e as azeitonas. Ponha o sal e, se quiser, pimenta dedo-de-moça picadinha. Junte o polvo e deixe por cerca de 5 minutos. Acerte o sal e finalize com salsinha ou coentro picado.
Rendimento: 4 porções.

Dica: se não tiver panela de pressão, ferva bastante água com folhas de louro, um pouco de vinho branco seco, alho e cebola e coloque o polvo. Deixe em fogo médio por cerca de 1 hora para cada quilo de polvo. Espete um garfo na parte mais gorda do tentáculo para ver se está macio. Se não tiver, deixe mais até amaciar.