PIZZA BANANA NEVADA NO CARVÃOPara quem, como eu, já estava com saudade da pizza fininha e crocante do Hirondelle, em São Vicente, uma boa notícia: o restaurante reabre nesta terça, às 19 horas, depois de passar por uma reforma, feita pelos novos proprietários. Aberto em 1951, a casa é uma das mais tradicionais da Baixada e fez clientes fiéis com suas pizzas finas e com cobertura com ingredientes ralados, como a Moda da Casa, uma espécie de portuguesa na qual presunto, queijo e ovos são ralados.

Os novos proprietários, Daniel Vilaverde e Henrique Marques, mantiveram também as igualmente tradicionais tortas de nozes e maçã e a comida alemã. Mas novos sabores de pizza foram adicionados, como a de banana no carvão (foto). A casa terá também carta de vinhos e clube do whisky. Tudo em ambiente repaginado. Mas a decoração ainda mantém um clássico do restaurante: o quadro com a foto do peixe de blusa de lã, que eu adoro. É muito ‘kitch’, retrô mesmo.

História

A Hirondelle Pizzaria e Restaurante foi inaugurada em 1951 por três irmãos franceses e começou a funcionar como piano-bar. Anos depois, foi comprada por uma senhora austríaca e depois adquirida por Marta e Martin Jess, um casal de alemães. Eles adicionaram ao cardápio os pratos típicos da Alemanha e as famosas tortas, que resistem até hoje.

Essa história foi contada por Francisco das Chagas, o Chico, que começou a trabalhar na casa como garçom, em 1976. Em 1981 se tornou sócio, e em 1990 conseguiu comprar a pizzaria. Grilo e Paulinho, garçons desde aquela época, continuam no restaurante, e vão fazer parte da nova era do Hirondelle.

Serviço: Restaurante e pizzaria Hirondelle

Av. Embaixador de Toledo, 76, Gonzaguinha, São Vicente

Tel.: 13-3468-2900