Panetone sem glúten e sem lactose

Sem glúten

Hoje, no suplemento Boa Mesa, matéria especial sobre o mercado de alimentação para pessoas com necessidades nutricionais específicas, como celíacos, intolerantes à lactose, alérgicos a ovo ou diabéticos. Várias receitas gostosas foram publicadas e aqui dou mais duas da culinarista Sílvia Araújo, que testa muitas receitas especiais, porque ela própria não pode comer glúten ou lactose.

O blog dela é o deliciassemglutenesemlactose.blogspot.com.br.

Veja aqui receitas de panetone e de pão básico sem glúten e sem lactose.

Panetone de Frutas

Recheio:

½ xícara de frutas cristalizadas

½ xícara de passas sem sementes (procure misturar passas brancas e pretas para um efeito mais bonito)

 

Ingredientes (massa):

2 xícaras (chá) de farinha sem glúten (2 xícaras de creme de arroz + 1 xícara de fécula de batata, 1/2 xícara de polvilho doce)

1 envelope de fermento para pão Dr. Oetker

¼ xícara (chá) de açúcar

1 ½ colher (chá) de sal

1 ½ colher (sopa) de creme vegetal BECEL

1 ½ (chá) de CMC

1 ovo

1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de água morna

Preparo (massa):

Misture bem todos os ingredientes secos.

Adicone o ovo e o creme vegetal, misture tudo até obter uma “farofa”.

Adicione e água e bata bem com a batedeira em alta velocidade, até obter uma massa bem homogênea.

 

Montagem:

Depois que a massa estiver bem homogênea, desligue a batedeira e coloque o recheio escolhido. Misture o recheio à massa com o auxílio de um  fuê ou um garfo. Em uma forma untada com BECEL e farinha de arroz coloque a massa aos poucos e leve para assar por 30 minutos em forno 230°, pré-aquecido. Depois de transcorridos os 30 minutos, abaixe a temperatura para 200° e asse por mais 20 minutos ou até ele ficar moreninho.

Retire do forno somente quando o panetone estiver moreninho. Assim que tirá-lo do forno, pincele um pouco de Becel na casquinha para amaciá-la e deixá-la brilhante. Deixe esfriar e embale para presente.

Pão básico, sem glúten e lactose,  por Sílvia Araújo

Ingredientes: 3 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2 xícaras de farinha ou creme de arroz, 2/3 de xícara de fécula de batata, 1/3 de xícara de polvilho doce); 1 colher de sobremesa de CMC; 1 colher de café de Emustab; 1 colher das de chá de gelatina em pó sem sabor; 2 colheres das de sopa de açúcar + 2 colheres das de chá para levedar o fermento; 1 colher das de chá de sal; 1 e 1/4 de xícara de água mineral morna + 1/2 xícara para levedar o fermento; 1 colher das de sopa de fermento biológico seco; 1/4 de xícara de azeite ou óleo; 1 colher das de chá de vinagre de maçã; 1 ovo + 2 claras.Preparo: em uma vasilha média, coloque a farinha, o CMC, a gelatina, o sal, o açúcar e misture. Em outra vasilha, misture a 1/2 xícara de água morna com duas colheres de chá de açúcar e o fermento. Deixe levedar, forma uma esponjinha. Misture o azeite com a água morna e o vinagre. Coloque-a sobre a mistura de farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa para misturar. Adicione os ovos, bata novamente em velocidade baixa. Adicione a esponja de fermento e continue batendo em velocidade baixa e, em seguida, aumente para velocidade máxima. Quando terminar de bater, preaqueça o forno (180°C a 210°C). Coloque a massa na assadeira de forma que fique mais ou menos 3/4 preenchida. Coloque em um local fechado para crescer. Quando a massa atingir a borda da forma, passe a gema e salpique gergelim por cima. Leve ao forno por 35 e 40 minutos. Tire-o do forno, desenforme e ponha para esfriar sobre uma grade. Espere esfriar e sirva.