Farofinha caprichada

Arroz do chef

Quer fazer um churrasco nesse feriado? Então, anote essas receitas de acompanhamentos que são servidos no Templo da Carne, restaurante do mestre do churrasco Marcos Bassi. É uma farofa especial, um molho de alho e um arroz incrementado.

Farofa especial

Ingredientes: 300g de farinha de mandioca; 3 ovos cozidos e picados em cubinhos; 200g de bacon em cubinhos já fritos; 1 linguiça de 50g defumada, sem pele, cortada em cubinhos e assada; salsinha a gosto; 1 cebola picadinha; 2 dentes de alho picados

Preparo: frite o bacon e reserve a gordura. Em outra frigideira dê uma tostada na farinha de mandioca. Frite a cebola e o alho na gordura do bacon. Misture a farinha, os ovos picados, a linguiça assada em cubinhos e a salsinha na frigideira da gordura do bacon com a cebola e o alho frito. Misture tudo e coloque sal a gosto. Rendimento: 4 porções.

Molho de alho

Ingredientes: dentes de alho descascados; ramos de alecrim fresco; pimenta dedo-de-moça sem semente; óleo; azeite extra virgem e uma panela de ferro

Preparo: ponha os dentes de alho, a pimenta dedo-de-moça, 2 ou 3 ramos de alecrim na panela de ferro. Cubra os ingredientes com metade óleo e a outra metade de azeite. Leve ao fogo brando. Quando começar a ferver retire do fogo e deixe descansar com a panela tampada até esfriar. Está pronto para servir com a carne.

Arroz do chef

Ingredientes: 4 xícaras de arroz branco cozido como de costume; 1 xícara de cubinhos de bacon; 2 ovos levemente batidos; 1 xícara de batata palha e salsinha picada.Preparo: em uma panela, frite bem o bacon com um pouco de azeite. Quando estiver bem crocante, coloque o arroz cozido. Junte os ovos e mexa para ficar como ovo mexido. Desligue o fogo, adicione a salsinha picada e a batata palha e sirva.

Rendimento: 4 porções.