Pavê de abacaxi

Único defeito é acabar rápido

Recebi amigos muito especiais em casa neste fim de semana e tinha um abacaxi superbonito e já maduro em casa. Resolvi então fazer um pavê de abacaxi com merengue em cima. Ficou divino, o único problema é que durou por pouco tempo…Sumiu da travessa rapidinho! E como abacaxi está com preço bom, bonito e docinho, é uma ótima pedida. E, lembre-se, escolha o abacaxi firme, com a coroa bem aderida à fruta. Se a casca estiver amarelada e com perfume mais acentuado, el esta maduro. Aproveite e faça esse pavê no feriado.

Quer outras receitas de pavê? Então, veja: Pavê de morango, Pavê diet de abacaxi, Pavê de chocolate, Pavê de chocolate com banana

Ingredientes:

Para o creme: 2 latas de leite condensado, 1 medida de lata de leite, 4 gemas, 1 colher de sopa de amido de milho, 1/2 lata de creme de leite sem soro. Para o abacaxi, 2 xícaras de água, 1 colher de sopa de açúcar e 1 pau de canela. Para o suspiro: 4 claras e 3 colheres de sopa de açúcar. Para a montagem: 1 pacote e meio de biscoitos champagne com açúcar fino.

Preparo: em uma panela, misture os ingredientes do creme, exceto o creme de leite, até estar tudo bem dissolvido e homogêneo. Depois leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar como um mingau, aparecendo o fundo da panela. Misture o creme de leite sem soro. Coloque um filme plástico grudado ao creme (para evitar que crie uma película na superfície e leve para gelar). Enquanto isso, junte a água, a canela em pau e o açúcar e coloque o abacaxi picado em cubos, sem casca e sem a parte dura do meio. Leve ao fogo por uns 10 minutos. Deixe esfriar. Coe o líquido do abacaxi e reserve para molhar as bolachas.Para o suspiro (merengue), misture as claras com o açúcar e leve em banho maria por 3 minutos mexendo. Depois leve à batedeira em velocidade alta até ficar frio e em ponto de neve.

Montagem – Em uma travessa, coloque uma camada de bolachas umedecidas na calda de abacaxi, uma camada de creme, uma camada de abacaxi. Repita a operação e termine com o merengue. Leve ao forno preaquecido e alto somente para dourar o merengue. Se tiver grill, use-o e se tiver maçarico culinário também. Sirva gelado.

 

3 thoughts on “Pavê de abacaxi

  1. Nossa, me deu água na boca. E a receita é super fácil! Vou providenciar já o abacaxi para fazer no feriadão!

  2. Eu fiz hoje e entra no meu blog domingo, com seu link claro dando os devidos créditos 😉

    Posso falar? ADOREI

Comments are closed.