Um prato que se basta

Feriadão, dia de caprichar mais no cardápio. Esse risoto de salmão é um prato que pode ser servido sozinho, não precisa de acompanhamento. O salmão, não se esqueça, é um peixe com a chamada gordura boa, aquela que faz bem para as nossas artérias. E aqui ele é cozido. O arroz é feito no caldo de cozimento do salmão o que confere ainda mais nutrientes e sabor ao risoto.

 


Ingredientes:

- 300g de arroz arbóreo ou carnarolle

- 400g de filé de salmão

- 1 folha de louro

- Sal

- 5 grãos de pimenta do reino preta

- casca de ½ limão

- um punhado de salsa

- 75g de manteiga

- 1 cebola de tamanho médio, descascada e picada

- 1 copo de vinho branco seco

Para Servir:

- 2 colheres de sopa de salsa picada fina

- Casca de 1 limão pequeno ralada

- 4 fatias de salmão defumado cortado em tirinhas

Modo de preparo:

Lavar e verificar se o peixe está sem espinhos. Coloque em uma panela bem grande, onde possa colocar e tirar o salmão sem quebrá-lo, a folha de louro, sal, pimenta, casca de limão e salsa. E cubra com água. Ferva suavemente durante 20 minutos, então adicione o salmão à água. Escalde por aproximadamente 10 minutos, tampe a panela e retire do fogo. Deixe o salmão repousar até ficar cozido na água quente aromatizada. Retire com cuidado o peixe e sua pele, em seguida corte em pedaços pequenos. Reserve. O restante deixe em fogo brando. Frite a cebola com metade da manteiga e óleo até ficar macia no fundo. Adicione o arroz e mexa bem no óleo. Adicione o vinho e deixe evaporar. Adicione o caldo de salmão quente, mexendo sempre e permitindo que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais.

5 minutos antes de o arroz ficar cozido, junte os filés de peixe cozido, deixando alguns quebrar conforme você mistura. Quando o arroz ficar macio, leve a panela fora do fogo e misture a manteiga. Cubra com uma tampa e deixe descansar por dois minutos, depois transfira para um prato. Polvilhe com salsa picada, raspas de limão, e o restante das tiras de salmão defumado. Sirva.

Rendimento: 4 porções.

 

Receita Riso Gallo