Estava em busca de um bolo fofinho de limão para atender ao desejo do meu marido, que sempre falava do bolo da Tia Terezinha, uma cozinheira de mão cheia e que faz tudo com muito amor — deve ser um dos motivos da sua comida ser tão boa.

Achei essa receita, que tem uma massa muito fofinha e cresce bastante. Você pode usar a mesma base e trocar as raspas de limão por essência de baunilha, raspas de laranja ou de limão siciliano e mudar, assim, o sabor do bolo.

A massa vale a pena. Ela fica uma delícia, bem levinha e fofa. Com a casquinha de açúcar e limão por cima fica ainda mais irresistível. Se quiser, pode colocar uma cobertura de torta de limão (aquele em que se mistura o suco de 4 limões coado com uma lata de leite condensado).

Ingredientes massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

200 g de manteiga em temperatura ambiente

2 xícaras (chá) de açúcar

4 ovos

1 xícara (chá) de leite

raspas de 2 limões

 

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar.

 

Ingredientes glacê

1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado

2/3 xícara (chá) de açúcar

 

Preparo:

Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que fique cremoso e amarelo claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes secos peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos. Em prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir. Para o glacê, misture os ingredientes.