Anote também esta receita

Tem muita gente que fala que não tem mão para bolo. Eu não acredito muito nisso. Acho lenda. O bolo pode não dar certo por um monte de motivos. Então, anote alguns truques que vão te ajudar . Clique no Leia Mais e veja além das dicas, uma receita de bolo de chocolate.

 

* Antes de começar, separe todos os ingredientes para que na hora não esqueça de nada.

1-Meça bem os ingredientes e siga a receita. Diferentemente de pratos salgados, doces exigem medidas corretas.

2- Use os ingredientes, incluindo ovos, manteiga e leite, na temperatura ambiente (exceto quando a receita espeífica que estejam gelados)

3- Peneire a farinha – isso não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantuidade utilizada.

4- Agite a embalagem de fermento (para que todos os componentes do produto se misturem). Coloque o fermento por último e misture-o delicadamente.

5- É preciso bater bem ovos, manteiga e acúcar e geralmente, depois disso, se alterna ingredientes secos peneirados com os líquidos. mas, siga a ordem da receita.

6 – Bater as claras em neve separadamente e misturar no final com uma espátula e com movimentos para cima dão leveza à massa.

7- Unte a forma e enfarinhe antes de colocar a massa e use a forma do tamanho adequado.

8- As laterais das formas não deve ser untadas , isso faz com que o bolo quebre. Normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois. O fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais. Depois de assado,  basta passar uma faquinha que ele se descola.

9- Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.

10- Sempre coloque em forno médio preaquecido. Forno muito quente queima o bolo e muito baixo pode embatumar (a não ser que a receita peça em casos específicos).

Então, é isso. Agora, dou uma receitinha que pra mim sempre dá certo e é um clássico da Nestlé

BOLO PETELECO

INGREDIENTES:
Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos
Calda:
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®
raspas de laranja
1 colher (chá) de manteiga

 

MODO DE PREPARO:
Massa:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo peneirada, o açúcar peneirado, o Chocolate em Pó peneirado. Junte o óleo, os ovos levemente batidos e duas xícaras (chá) de água fervente. Misture bem com um batedor ou com a batedeira. Misture o fermento e o bicarbonato (que tem a função de deixar a massa mais escurinha) com uma espátula. Despeje a massa em assadeira retangular (22 cm x 33 cm) untada e enfarinhada. Asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo (espete o palito no meio do bolo, onde demora mais para assar.

Calda:
Em um panela pequena, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe sobre o bolo ainda quente. Deixe-o esfriar, corte em quadrados e coloque-os em forminhas de papel. Sirva.

Rendimento: 28 pedaços

DICA: Se desejar, decore os pedaços de bolo com pedacinhos de cereja.