Resenha – Pouding The Pavement – Anvil


CLÁUDIO AZEVEDO

Onde você estava em 1977? Pois nesse ano pré-histórico que, nas garagens frias de Toronto (CAN),  Steve “Lips” Kudlow (guitarra e voz) e seu inseparável companheiro Robb Reiner (bateria) deram início ao Anvil, força do heavy metal canadense que foi responsável por clássicos como Hard N´Heavy, Metal On Metal, Forged In Fire e vários outros. São 41 anos de atividades! E em 2018, próximo da virada da década, o grupo lança Pounding The Pavement, seu décimo sétimo trabalho de estúdio. Ou seja, após os novos de Saxon e Judas Priest, Pouding é a prova de que os veteranos ainda têm muita lenha para queimar.

Não há absolutamente nada de novo aqui. Afinal, não seria agora que Lips iria mexer na fórmula bem sucedida que levou a banda a quase meio século de vida. Estão lá os riffs mezzo hard, mezzo heavy, como em Doing What I Want e Let It Go. Mas o lado porradão aparece bastante em números como Black Smoke, Warming Up (que belíssimo trampo de guitarras) e World of Tomorrow. Outra faixa que salta aos olhos (e ouvidos) logo na primeira audição é a instrumental que nomeia o álbum, um feroz ataque metálico que não deixa pedra sobre pedra. Impossível não vir à mente Flight Of The Bumble Beast, de 1987, outra instrumental cheia de classe do conjunto.

Desnecessário citar as performances individuais. Lips segue com seu estilo característico de tocar sua Flying V, além dos seus vocais agressivos e melódicos. Rob continua sentando a marreta nos bumbos, mostrando um entrosamento quase militar com o eterno Lips. Já o baixista Chris Robertson pode até ser discreto, mas mantém o peso e a pegada, sendo parte importante da massa sonora produzida pelo trio. Enfim, se você gostou de Hope In Hell e Anvil is Anvil, os dois últimos álbuns da banda, corra logo atrás desse. Motivos não faltam. E aguardemos os canadenses em solo brasileiro.

Pouding The Pavement
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Steamhammer

Formação:
Steve Kudlow (guitarra e voz)
Robb Reiner (bateria)
Chris Robertson (baixo e voz de apoio)

Faixas:
1-Bitch In The Box
2-Ego
3-Doing What I Want
4-Smash Your Face
5-Pouding The Pavement
6-Rock That Shit
7-Let It Go
8-Nanook of The North
9-Black Smoke
10-World of Tomorrow
11-Warming Up
12-Don´t Tell Me

Comentários

Comentários